Vis medicatrix naturae: modelos químicos e cinéticos para a ação dos fármacos

Objetivos do curso

Os fármacos possuem diferentes características físico-químicas que explicam suas propriedades e são importantes para sua atividade biológica. Para que um fármaco atue em sistema biológico, ele precisa ser absorvido e distribuído para o local de ação; além disso, precisa-se definir uma via de administração, adequada à ação biológica, e um modelo cinético que nos permita estudar e fazer predições sobre a absorção, distribuição e eliminação do fármaco. Este curso visa estudar os fármacos a partir dos parâmetros físico-químicos e estruturais que são determinantes para uma completa ação de um fármaco (pH, pKa, solubilidade, lipofilicidade, caráter ácido-base, etc.) e os modelos cinéticos para caracterização dos processos responsáveis para a chegada do fármaco à biofase e sua posterior eliminação.

PÚBLICO ALVO:
Interno: Estudantes de ensino superior que já tenham feito Química Geral e Cálculo 1
Externo: Estudantes de ensino superior que já tenham feito Química Geral e Cálculo 1.

Ciências Exatas e da Terra
Período: 11/05/2020 à 12/06/2020