Perguntas e Respostas

Para facilitar o atendimento ao público em geral, criamos duas páginas com as dúvidas mais frequentes e suas devidas respostas. As páginas estão separadas de acordo com o público: uma com as dúvidas dos alunos e outra com as dúvidas de professores responsáveis pelos cursos cadastrados.

Você pode clicar aqui e seguir para a próxima página: Dúvidas Frequentes dos Servidores.

Dúvidas Frequentes dos Alunos

Clique nas perguntas que forem do seu interesse para visualizar as respostas.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

1. Alunos de outras instituições poderão participar?
Qualquer pessoa poderá participar dos cursos de extensão oferecidos pela Escola de Extensão (Eext), desde que se enquadre no perfil do público-alvo (interno e externo), exigido para cada curso. Todas as informações sobre os cursos, e o link para inscrição, estarão disponíveis no site da Eext.
2. Como aluno (a) da UFRRJ, sou obrigado a fazer algum curso de extensão?
Os cursos de extensão não são obrigatórios.

INSCRIÇÕES

3. Como faço a inscrição?

Os interessados deverão acessar a  página de “Cursos” da Escola de Extensão e clicar no link do curso desejado, que irá direcionar para o SIGAA. As inscrições serão feitas exclusivamente no SIGAA.

Para tirar as dúvidas de cadastro, faça o download do Manual de Inscrição no Sistema SIGAA(*.pdf) e acompanhe o passo a passo.

As vagas são limitadas e o período de inscrição vai das 00h do primeiro dia de inscrição até as 00h do último dia, ou enquanto houver vaga.

4. Que horas o sistema abre para inscrições dos cursos?
A partir de 00h do primeiro dia de inscrição o link, disponível no site da Eext, estará liberado para acesso.
5. Os cursos de extensão são gratuitos?
Sim. Todos os cursos de extensão, que estão sendo oferecidos pela Escola de Extensão durante a pandemia, serão gratuitos.
6. Onde será feita a divulgação dos cursos?
A divulgação será feita pela Escola de Extensão nas redes sociais da UFRRJ e no próprio site da Eext.
7. Quais cursos estão disponíveis?
Todos os cursos de extensão disponíveis estarão relacionados na página de “Cursos” da Escola de Extensão.
8. Posso me inscrever em mais de um curso?
Sim. Desde que se encaixe no perfil solicitado pelo curso no ato da inscrição.
9. Há a possibilidade de abrir mais vagas ou incluir algum aluno que não tenha conseguido se inscrever dentro do limite de vagas?
A ampliação do número de vagas depende do professor responsável.
10. Consigo entrar no sistema SIGAA normalmente com o e-mail e senha cadastrados, mas quando tento me inscrever em algum curso, aparece uma mensagem sinalizando que meu e-mail/senha estão inválidos. Minha inscrição pode ser feita de outra forma?

Você está tendo um problema técnico, então, sugerimos que entre em contato com a COTIC (ajudasig@ufrrj.br). Não, sua inscrição só poderá ser realizada pelo link do curso, disponível na página de “Cursos” no site da Escola de Extensão.

O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão acessar a página de “Cursos” do site da Eext e, no curso desejado, clicar no link disponibilizado para a inscrição. Este link direcionará para o SIGAA, onde deverá ser feita a inscrição (o link só será válido durante o período determinado para a inscrição). A segunda inscrição deverá ser feita, conforme o caso, na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor em momento oportuno.

AULAS

11. As aulas serão online ou presenciais?
Enquanto durar a pandemia, todos os cursos de extensão, oferecidos pela Escola de Extensão, serão on line.
12. É possível participar como ouvinte?
As vagas são limitadas e só poderá participar o aluno que consiga se inscrever no SIGAA e se enquadre no perfil do público-alvo (interno e externo), exigido para cada curso.
13. Não recebi e-mail informando sobre o horário das aulas ou como acessar o conteúdo. Como proceder?
Você deverá fazer o cadastro na plataforma de aulas. Qualquer dúvida sobre as aulas ou a plataforma, entrar em contato como o professor responsável pelo curso.
14. Existe a possibilidade do material do curso ser divulgado para quem não conseguiu fazer a inscrição?
Somente o professor responsável poderá lhe informar.

CERTIFICADOS

15. Os alunos receberão certificados?
Sim, apenas os alunos que se inscreverem no SIGAA e atingirem a média de frequência, receberão certificado. Ao final do curso, o professor habilitará a emissão de certificado pelos próprios participantes.
16. Os cursos que estão sendo divulgados darão certificado de horas complementares?
Todos os cursos de extensão oferecidos pela Escola de Extensão, emitirão certificados, desde que o aluno faça sua inscrição pelo SIGAA, através do link que será disponibilizado no site da Escola de Extensão. No entanto, eles não estarão vinculados à estrutura curricular dos cursos de graduação.

PROBLEMAS DE ACESSO

17. Estou tendo problemas com meu cadastro no SIGAA, como devo proceder?
Acesse o Manual de Inscrição no Sistema SIGAA(*.pdf) e acompanhe o passo a passo. Caso o problema persista, você deverá entrar em contato com a COTIC (ajudasig@ufrrj.br).
18. Durante meu cadastro no SIGAA está ocorrendo erro de segurança, informando que o link pode roubar minhas informações. Como proceder?
Muito provavelmente o erro pode estar acontecendo por você estar acessando através do navegador Chrome. Neste link: https://support.google.com/chrome/answer/99020?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR encontram-se algumas formas de acessar conteúdos e sites “não seguros”. Caso o problema persista, entre em contato com a COTIC (ajudasig@ufrrj.br), pois esse é um problema técnico.
19. Consigo entrar no sistema SIGAA normalmente com o e-mail e senha cadastrados, mas quando tento me inscrever em algum curso, aparece uma mensagem sinalizando que meu e-mail/senha estão inválidos. Minha inscrição pode ser feita de outra forma?

Você está tendo um problema técnico, então, sugerimos que entre em contato com a COTIC (ajudasig@ufrrj.br). Não, sua inscrição só poderá ser realizada pelo link do curso, disponível na página de “Cursos” no site da Escola de Extensão.

O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão acessar a página de “Cursos” do site da Eext e, no curso desejado, clicar no link disponibilizado para a inscrição. Este link direcionará para o SIGAA, onde deverá ser feita a inscrição (o link só será válido durante o período determinado para a inscrição). A segunda inscrição deverá ser feita, conforme o caso, na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor em momento oportuno.

20. Não consigo me inscrever na plataforma de aulas com o login e senha do SIGAA. O que fazer?
O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão acessar a página de “Cursos” do site da Eext e, no curso desejado, clicar no link disponibilizado para a inscrição. Este link direcionará para o SIGAA, onde deverá ser feita a inscrição (o link só será válido durante o período determinado para a inscrição). A segunda inscrição deverá ser feita, conforme o caso, na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor em momento oportuno.
21. Eu recebi um link para acessar as aulas na plataforma de aulas. Entretanto, eu não consigo fazer o login na plataforma, pois eu não tenho cadastro na Proext. Como devo proceder?
O aluno terá que fazer duas inscrições, com cadastros diferentes. Primeiramente, deverão acessar a página de “Cursos” do site da Eext e, no curso desejado, clicar no link disponibilizado para a inscrição. Este link direcionará para o SIGAA, onde deverá ser feita a inscrição (o link só será válido durante o período determinado para a inscrição). A segunda inscrição deverá ser feita, conforme o caso, na plataforma onde as aulas serão ministradas, cujo link será informado pelo professor em momento oportuno.