Teoria e Metodologia da História: debates sobre uma interação

O curso é proposto a partir da identificação de um interesse muito presente em perfis diversos de estudantes em compreender, em maior nível de profundidade, as relações entre Teoria e Metodologia da História. Esse interesse revela-se não apenas em estudantes de História, mas também em estudantes de graduação de cursos diversos – e mesmo de interessados não ligados atualmente a meios acadêmicos. Em vista disto, propõe-se um estudo desta relação que já vem sendo trabalhada em oportunidades anteriores pelo Laboratório LAPETHI (Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades, sediado na UFRRJ).

Interno: Alunos de Graduação e Pós-Graduação de cursos diversos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
Externo: Alunos de Graduação e Pós-Graduação de cursos diversos em universidades de todo o país e do exterior* (temos uma interação acadêmica com o México); interessados em Teoria da História de fora do ambiente acadêmico.

Ciências Humanas
Período: 26/08/2021 à 09/12/2021