Saúde Mental Materna: análise crítica e implicações práticas

O curso proposto apresenta como principal objetivo introduzir a temática saúde mental materna, através de uma análise crítica e integrativa que evidencie os aspectos biopsicossociais, culturais e interseccionais aos profissionais e estudantes da área da saúde. As inquietações que embasam esse projeto, estão ancoradas nas reflexões profissionais e acadêmicas observadas pela proponente e embasadas por pesquisas que evidenciam a repercussão da cultura, da desigualdade de gênero e do papel histórico da mulher e da mãe, na saúde mental materna. Azevedo & Arrais (2006) no artigo “O Mito da Mãe Exclusiva e seu Impacto na Depressão Pós-Parto” evidenciam alguns aspectos como indicadores da depressão no período puerperal, como sentimentos de desapontamento, desilusão, idealizações romantizadas do papel parental, ausência da rede de apoio, conciliação de atividades e seus desdobramentos. O público alvo são estudantes e profissionais da área da saúde interessados em refletir e dialogar criticamente seu campo de saber e fazer com os recortes biopsicossociais, culturais e interseccionais presentes nos constructos. A dinâmica das aulas se dará na modalidade roda de conversa, no formato online, onde todos os participantes poderão refletir e contribuir a partir de suas vivências. Cada um dos integrantes terá a oportunidade de expressar sobre a temática saúde mental materna, contribuindo para o enriquecimento da troca.

Público Interno: Alunos de Graduação e Pós Graduação.
Público Externo: Todos, a partir dos 18 anos.

Ciências da Saúde
Período: 04/07/2022 à 31/07/2022