Razão ou Função? Olhares sobre as Funções Trigonométricas através de Tecnologias Digitais

RESUMO: No momento atual, tornou- se comum o uso de tecnologias digitais para realizar atividades cotidianas, como ligações de longa distância, envio de mensagens e e-mails, entre outros. Desde o ano de 2020, com o surgimento da Covid-19 se fez necessário medidas sanitárias que preveem o afastamento social e com isso as aulas presenciais em todos os níveis escolares foram suspensas. Desta maneira, muitas mudanças foram realizadas no âmbito da educação, ou seja, na maneira de ensinar e aprender durante as aulas, e não foi diferente quanto ao ensino de Matemática. Borba (2014) e Bairral (2019) defendem um ensino de matemática utilizando as tecnologias digitais em sala de aula com o objetivo de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nessa disciplina. Com a pandemia esse uso se tornou essencial, por esta razão, este curso apresenta relevância para professores e futuros professores que ensinam Matemática, apresentando novas metodologias e ferramentas de ensino para matemática utilizados em ambientes virtuais e presenciais. A principal ferramenta que será utilizada durante o curso consiste no software GeoGebra. Durante a minha formação acadêmica pude perceber algumas lacunas de aprendizagem de alguns conteúdos da disciplina de Matemática. Entre elas, aquelas que julgo necessárias para entender Funções Trigonométricas, bem como o próprio conteúdo de Funções Trigonométricas e hoje como professora e pesquisadora, percebo que muitas dificuldades estão presentes na trajetória de muitos professores e licenciandos em Matemática. Este curso faz parte da pesquisa em andamento do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E prevê como subproduto um caderno de tarefas para professores de matemática com a finalidade de subsidiá-los com um roteiro de atividades sobre Funções Trigonométricas que poderão ser aplicadas junto aos estudantes do Ensino Médio.

PÚBLICO-ALVO
Público Interno: Pessoas com idade mínima de 17 anos; contemplando todos os gêneros; cursando ou formado em licenciatura em Matemática.
Público Externo: Pessoas com idade mínima de 17 anos; contemplando todos os gêneros; cursando ou formado em licenciatura em Matemática.

RESPONSÁVEL:
JOYCE DOS SANTOS VERGILIO