Princípios Básicos para Gerenciamento dos Resíduos Sólidos – Turma 2

O presente curso faz parte do Projeto Semeando práticas sustentáveis: da gestão de resíduos sólidos à neutralização de carbono – Projeto Piloto Instituto de Florestas, aprovado no Edital Nº 25/2020 – PROEXT – Bolsas para Discentes vinculados a projetos de extensão aplicados à Sustentabilidade (PJ020-2020).
O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, na qual 40% deste valor ainda tem sua destinação final de forma incorreta e gera mais de 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa (GEE) ao ano (CO 2eq). Mesmo após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a gestão desses resíduos no país ainda é um grande desafio. Sua gestão exige ações de redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. Isso infelizmente está longe da realidade brasileira, visto que apenas 3% de nossos resíduos sólidos são destinados a reciclagem. A reciclagem além de ser parte fundamental da gestão de resíduos sólidos é hoje fonte de renda a diversas famílias, muitas vezes em situação de risco e de extrema pobreza. Além disso, para que essas ações funcionem de forma coordenada sua implementação perpassa conjuntamente pelo processo de educação ambiental da comunidade. Assim, de forma a contribuir com a melhoria da gestão de resíduos sólidos da Universidade a presente proposta tem como objetivo formar uma equipe, por meio da aprovação da concessão de três bolsas de iniciação a extensão para o desenvolvimento de uma proposta inicial que agregue valor através da coleta seletiva destinando-os a reciclagem à cooperativa local, a começar pelo Instituto de Florestas da UFRRJ, além da neutralização dos GEE dos resíduos destinados ao aterro sanitário por meio de plantio de árvores. Espera-se ao final do projeto contribuir para a valorização dessas relações na comunidade acadêmica e para a construção de um futuro em que os jovens se apropriam do sentimento de pertencer e se responsabilizar pelo meio em que vivem.

Público Interno: Toda Comunidade acadêmica: discentes, docentes, técnicos e terceirizados.
Público Externo: Qualquer pessoa da comunidade externa que tiver interesse na temática.

Ciências Agrárias
Período: 07/06/2021 à 02/07/2021