Portfólio eletrônico, Padlet e mapas conceituais na educação básica: integrando possibilidades (PPESCE)

Recursos digitais on-line podem ser utilizados como instrumentos de organi­zação, acompanhamento e avaliação. O digital ressignifica a ideia de tempo e espaço, podendo potencializar a criatividade e a inovação. Não advogo a automatização de um processo que objetiva a configuração de um ambiente que prima por um verniz na reprodução no contexto digital. A utilização de artefatos digitais on-line pode fornecer subsídios para arquitetura de um ambiente virtual que viabilize o processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, o uso de portfólios eletrônicos, mapas conceituais e Padlet, assim como, sua apropriação e integração, viabiliza o registro de ações e promoção de reflexões em um ambiente on-line no qual o estudante se constitui como sujeito no processo de construção do conhecimento. A mutabilidade e a flexibilidade favorecem, ao discente, maneiras distintas de registrar pontos relevantes em momentos de aprendizagem, revisitar e modificar, além de adicionar imagens, vídeos, links de redes sociais e outros sites, caixa de texto para mensagens e contatos. A apropriação de artefatos digitais on-line arquiteta um espaço de comunicação e compartilhamento de saberes, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e capacidade para as tomadas de decisões. Neste curso, abordaremos algumas questões relativas ao uso de recursos digitais on-line (versões gratuitas) que podem (re)configurar estratégias e promover novas práticas pedagógicas e possibilitar um repensar acerca de distintas formas de avaliação Dado ao fato de estarmos em um momento pandêmico, as interações serão implementadas de maneira remota, via programa de videoconferência Google Meet. Momentos assíncronas serão dinamizadas no ambiente MOODLE, explorando recursos como fórum, chat, wiki, por exemplo. Potencializar o espaço de manipulação, de cocriação, viabiliza um transitar por janelas tecendo distintas relações e fometa debates acerca de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, assim como, possíveis integrações.

Interno: Graduandas(os) dos cursos de licenciatura e Pedagogia e demais interessados;
Público Externo: Professoras(es) da Educação Básica, graduandas(os) dos cursos de licenciatura e Pedagogia e demais interessados.

Ciências Humanas
Período: 07/03/2022 à 07/04/2022