Pensando a Educação Ambiental e os desafios na e no pós-pandemia

O projeto de extensão “Pensando a Educação Ambiental e os desafios na e no pós-pandemia” constitui-se na utilização do espaço-tempo virtual para desenvolver reflexões, discussões e aprofundamento no campo da Educação Ambiental, com a utilização das tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Os encontros terão a participação de convidados externos à universidade, com experiência e atuação nas temáticas propostas, mediados pelas professoras proponentes e pelos participantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS, da Sala Verde- CISA e da Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Território e Educação Popular (CASTE) da UFRRJ.
A partir do encadeamento das temáticas propostas serão apresentados aos participantes textos para aprofundamento, permitindo um diálogo mais substantivo
Também serão utilizados vídeos e indicados filmes que possam contribuir para alargar a visão sobre as problemáticas tratadas, estimulando aos participantes a produzirem reflexões escritas a serem compartilhadas nas rodas de conversa.
Pretende-se ir construindo com os participantes novas perspectivas metodológicas, que possam ser apropriadas quando do pós pandemia, nas aulas presenciais, fundantes para a interação entre docente-estudante, estimulando a criatividade e o uso de outras ferramentas, com o contributo das artes e da literatura, na dinamização dos espaços formais de construção do conhecimento.
A avaliação se dará a partir da participação nas diferentes atividades (nas rodas de conversa e nas atividades solicitadas para além delas), bem como os participantes serão instigados a desenvolver sua criatividade, seja elaborando um vídeo, uma expressão artística ou construindo um texto. Em qualquer dessas opções se buscará verificar como o olhar de cada um captou as diferentes temáticas abordadas.

Público Interno: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação.
Público Externo: Professores da Educação Básica.

Ciências Humanas
Período: 29/07/2021 à 09/12/2021