Parâmetro de Produtividade Técnica e Econômica na Assistência Técnica como Ferramenta de Gestão na Pecuária de Ruminantes

Os indicadores zootécnicos e econômicos mostram a situação produtiva da atividade e estão ligados diretamente à rentabilidade e consequentemente ao lucro. A eficiência e o direcionamento na hora da tomada de decisão dependem da análise dos índices zootécnicos (IZ), que são obtidos através dos registros das informações produtivas, quantitativas e qualitativas, referentes aos segmentos da exploração.

A coleta dos dados é muito importante para que se possa conhecer a real situação da propriedade quanto à parte produtiva, reprodutiva e sanitária do rebanho, e assim, poder planejar e estipular metas a curto, médio e longo prazo. A partir dos IZ você realiza diagnósticos, traça objetivos e metas a fim de realizar estratégias de ação e operação da atividade, para assim, avaliar os resultados obtidos e se necessário realizar nova adequação do plano de ação.

Será ofertado um curso de capacitação para alunos de graduação, técnicos extensionistas rural e técnico de campo sobre os parâmetros de produtividade técnica e econômica na assistência técnica como ferramenta de gestão na pecuária de ruminantes. O curso será ministrado presencialmente no Instituto de Zootecnia, dividido em quatro módulos com carga horária total de 24 horas. A metodologia do curso utilizará linguagem acessível e apropriadas para cada público com apresentações ricas em ilustrações, fotografias e esquemas teórico e práticos que facilitam a compreensão do conteúdo. Será utilizado planilhas eletrônicas para calcular os indicadores.

O conteúdo programático dos cursos incluirão indicadores de produtividade técnica (taxa de fertilidade do rebanho, mortalidade (%), produção de leite (kg/hectare), curva de lactação, ganho de peso médio diário (kg), eficiência alimentar, planejamento forrageiro, relação volumoso concentrado, dieta de baixo custo e econômicos (renda bruta, margem bruta, lucratividade, rentabilidade e taxa de desfrute).

O curso será organizado pelo Grupo de estudo, pesquisa e extensão rural de pequenos ruminantes (GEPER) sob minha coordenação.

Público Alvo

Interno: Alunos de Graduação em Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária;
Externo: Técnicos de extensão rural.

Ciências Agrárias
Período: 04/11/2022 à 05/12/2022