Navegando em fontes: Exercícios da História na sociedade de Itaguaí (PPESCE)

Esse presente curso, em diálogo com a História Pública, pretende ampliar o debate sobre o ofício do historiador, promovendo uma abordagem crítica, conectada e inovadora sobre a história dos arredores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para esse fim, busca- se levar ao público – alunos do ensino médio, da UFRRJ e moradores da região – contato direto com as fontes, instrumento básico para a construção da narrativa histórica, mas objeto de pouca proximidade para o público em geral. Com esse intuito, o curso, através de vasta documentação histórica previamente selecionada, irá debater sobre a sociedade de Itaguaí1 no século XIX, focalizando em suas relações sociais, sua estrutura política e sua população múltipla. Para efetivar esse objetivo, será ofertado, inicialmente, um curso de paleografia2 para que as pessoas consigam ler fontes manuscritas. Posteriormente, serão apresentados dois sites que armazenam duas fontes distintas: o Family Search (fontes paroquiais) e a Hemeroteca digital (periódicos). Por fim, ainda se aprenderá como pesquisar e solicitar documentações para eventuais digitalizações e anotações de repositórios públicos (como o Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, A Biblioteca Nacional), sempre articulando com a história de Itaguaí do século XIX. Desse modo, este curso se mostra relevante para comunidade interna da UFRRJ, uma vez que, Seropédica, onde está localizado a Universidade, já pertenceu a Itaguaí3, além do mais, o curso de história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, hoje não conta com nenhuma disciplina voltada para história da região e nem de análise de fontes históricas, deixando seus alunos de graduação e pós-graduação perdidos na hora de desenvolver suas monografias, dissertações e teses. Portanto, este curso seria um ganho para os alunos da Universidade. Todavia, a comunidade externa também se beneficiaria, já que, desde 2013, através da lei municipal no: 3168, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história de Itaguaí, em escolas públicas e particulares, do município. Contudo, muitos professores não possuem, em sua formação, o conhecimento desta história, possibilitando o descumprindo da lei. Além do mais, observa-se um crescente interesse dos moradores do município pela história de Itaguaí como medida de estabelecer uma identidade com a localidade, desse modo, os eventos relacionados a história no município acabam por lotar (vide o IV Encontro de Memória de Itaguaí e a Semana dos Museus). Por fim, o curso também serve de propagação do método científico das humanidades, especialmente da História que há muito vem sendo desvalorizada e desqualificada.

Interno: Público interno geral.
Externo: Público externo geral.

Ciências Humanas
Curso Online