Movimentos de contestação de Juventude e suas origens (PPESCE)

A juventude é uma época coberta por conflitos de identidade e questionamentos acerta da conjuntura política, social e econômica em que se vive. A juventude já protagonizou momentos importantes da história, tanto brasileira, quanto mundial, a exemplo do Brasil, com os momentos tenentistas, a passeata dos 100 mil e as “Diretas Já!”. A juventude contribui de forma direta para a contestação da ordem social, cultural ou política imposta pela sociedade e são agentes transformadores desta realidade, manifestando-se de maneira estética, cultural ou política através de organizações e grupos que compartilham os mesmos ideais e a mesma visão de sociedade.
Cabe destacar que a juventude encontra sua visibilidade em um período em que os meios de comunicação se expandem, sejam estes relacionados a música, TV, jornais, revistas ou até mesmo filmes e peças de teatro (GUMES, 2003). Essas formas de manifestações culturais contribuem diretamente para a construção de uma identidade da juventude, não apenas a brasileira, mas a juventude ocidental como um todo, principalmente quando há um encontro da rebeldia da juventude com os novos ritmos musicais surgidos na segunda metade do século XX. Iremos observar sua relação com a indústria cultural e o consumo massivo de mídias (principalmente dos novos estilos musicais) e as relações políticas que influenciaram esse consumo e a construção da identidade destes jovens.
É importante compreender a maneira na qual a juventude desempenha estes papéis dentro das relações sociais para entender a influência destes movimentos na construção da cultura e contracultura. Este curso servirá para apresentar os principais movimentos musicais, políticos e sociais em que a juventude se organizou e tornou-se protagonista durante a segunda metade do século XX, evidenciando algumas influências que resultaram na maneira em que a juventude se apresenta nos dias atuais.

Interno: Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação;
Externo: Alunos da rede pública e privada da Educação básica a partir de 15 anos, Professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação, movimentos de juventude organizados e demais interessados.

Ciências Humanas
Período: 07/03/2022 à 07/04/2022