Movimento de Mulheres Negras na América Afro Latina: Olhares sobre Argentina, Peru e Uruguai

Objetivos do curso
Este minicurso, de trinta horas, traduz-se numa oportunidade de trazer a público, uma parte importante dos resultados de minha pesquisa e das vozes das ativistas com as quais dialoguei, na Argentina, Uruguai e Peru, durante o meu pós doutorado (agosto 2018 /julho 2019), no âmbito do departamento de Ciências Sociais da Pontificia Universidad Catolica del Peru, intitulado INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO E RAÇA: O MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS NA AMÉRICA AFRO LATINA (PERU, URUGUAI E ARGENTINA). Ao mesmo tempo, este minicurso situa-se em meio a algumas datas referenciais para o movimento negro latino americano, no ano de 2020: 1) Vinte oito anos do I Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, na República Dominicana (1992); 2) dezenove anos da III Conferencia Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas em Durban, África do Sul (2001); 3) quinto ano da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) celebrada pela ONU. Neste sentido, Speck (1999) refere-se à existência de um padrão próximo empregado pelos estados nacionais Latino Americanos para a construção de uma identidade nacional. Questões como mestiçagens, arianismo, democracia racial, indigenismo, estavam imbricados.

PÚBLICO-ALVO:
Interno: estudantes e professores de diferentes áreas do conhecimento, bem como para ativistas dos movimentos sociais.
Externo: Aberto aos interessados.

Ciências Humanas
Período: 19/05/2020 à 11/06/2020