Motivação na Educação Física escolar: como engajar os estudantes nas aulas

O ensino da Educação Física na educação básica constitui grandes desafios, alguns historicamente conhecidos, como a busca incessante pela construção de um currículo forte que fundamente as práticas pedagógicas e, mais atualmente, que justifique a permanência da disciplina como componente curricular diante da possibilidade da não obrigatoriedade da educação física ao longo da educação básica. Sob a perspectiva do outro vetor do processo ensino-aprendizagem, o desafio da educação física se constitui em atenuar o desinteresse gradativo pela disciplina que muitas vezes culmina no afastamento dos alunos, principalmente das aulas práticas.
O professor exerce papel fundamental no que se refere aos aspectos motivacionais nas aulas de educação física. O estilo interpessoal docente interfere na motivação e engajamento dos alunos nas aulas de educação física, em que práticas voltadas para o suporte à autonomia (autonomy support), que incluem estratégias pedagógicas no intuito de satisfazer as necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais dos estudantes, está relacionado positivamente com aspectos motivacionais para com a educação física (FIN et al., 2019a).

PÚBLICO ALVO

Interno: Estudantes de graduação ou pós-graduação;
Externo: Professores de Educação Física

Ciências Humanas