Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade (PPESCE)

No que tange a questão do desenvolvimento sustentável, somente no final dos anos 80 que o “qualitativo sustentável” atraiu à atenção de diversos atores que vão indicar a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento que não agrida e que neutralize e/ou minimize os danos ao meio ambiente. As questões ambientais e de sustentabilidade são, atualmente, debatidas e tratadas em escalas locais, regionais, nacional e global, sendo um dos pilares da Agenda 2030** – uma agenda de Direitos Humanos da ONU, que tem 193 países signatários, incluindo o Brasil, e que conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que objetivam a erradicação da pobreza e promoção da vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Posto isto, o curso sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade oportuniza a compreensão de temas referentes aos mais variados e enormes desafios intrínsecos ao desenvolvimento sustentável, juntamente com seus objetivos e conceitos. O curso também pode ser visto como uma ferramenta para o compartilhamento de conhecimentos e trocas de saberes, propiciando a expansão das redes de relacionamento entre a Instituição, alunos e comunidade de maneira geral. Ao decorrer do curso, os alunos adquirirão conhecimentos sobre as questões urbanas e ambientais e seus impactos no meio ambiente, na urbanização das cidades e na qualidade de vida da sociedade. Os alunos irão se familiarizar com a Agenda 2030 podendo, através do conhecimento adquirido, serem agentes ativos da transformação do mundo e do efetivo alcance dos objetivos e metas ali alçadas. Nisso, o curso se mostra relevante para a comunidade interna e externa à UFRRJ.

Público Interno e Externo: Alunos, de todos os gêneros, do Ensino Médio e Técnico e graduandos que estudam a temática e/ou que atuam na área, e que buscam ampliar seus conhecimentos sobre meio ambiente, sustentabilidade, evolução histórica da questão ambiental e dos conceitos pertinentes.

Período: 03/05/2021 à 04/06/2021
Inscrição: 27/04/2021 à 02/05/2021