Masculinidades: uma introdução ao tema (PPESCE)

Esse curso prevê uma introdução ao campo teórico das masculinidades. Os estudos de gênero na contemporaneidade estão ganhando cada vez mais espaço nas ciências humanas e sociais, de modo a absorver as demandas sociais referentes ao tema e também impactando diretamente o contexto social atual. O curso objetiva, assim, instigar a desnaturalização do que foi socialmente construído como “masculino”, a fim de inserir as masculinidades na lógica do gênero e das suas estruturas de poder e desigualdade, entendendo que se o masculino ocupa uma elevada posição hierárquica e status social privilegiado socialmente, esse não é um dado natural, mas histórica e socialmente constituído e legitimado.
Nesse curso as masculinidades são encaradas como em constante relação com as feminilidades e outras manifestações de gênero, muitas vezes de forma antagônica e dominadora e sempre de modo a produzir relações de diferença e desigualdade social. Entende-se que as masculinidades são plurais e atravessadas por diversas categorias, tais como: raça, etnia, sexualidade, geração e etc. que operam de modo relacional e inseparáveis à categoria de gênero, a partir de uma análise interseccional. Dessa maneira, pretende-se desmantelar a ideia de que há apenas uma forma legítima de ser homem no mundo, para que haja a possibilidade de construção de uma percepção mais abrangente e menos hierárquica sobre o tema.

Público-alvo:
Pessoas a partir dos 16 anos. Escolaridade mínima: ensino médio.

Ciências Humanas
Período: 29/08/2022 à 23/09/2022