Introdução aos feminismos: ferramentas teóricas para repensar o gênero

O esforço deste curso consiste numa introdução aos feminismos, suas teorias e movimentos, enfatizando os conceitos fundamentais e principais reivindicações feministas. Visa também proporcionar uma reflexão acerca da construção da ideia do gênero e as consequências dessa idealização nas questões que concernem nossa sociedade, como violência contra a mulher, baixo índice de mulheres em posições de poder e a quase exclusiva responsabilidade feminina sobre o trabalho de cuidado. Para refletir sobre desigualdade de gênero, iremos jogar luz a outras disparidades sociais, especialmente de classe e raça, ressaltando a interseccionalidade presente entre essas categorias. Trabalharemos também com um olhar sobre o campo político, analisando a representação política de mulheres através de seus aspectos teóricos e de um amplo estudo de caso sobre a sub-representação política de mulheres no Brasil, abarcando questões como violência política de gênero, dimensões representativas e antifeminismo na política. Por fim, nos dedicaremos ao estudo dos feminismos desenvolvidos pelas mulheres que, dentro da categoria “mulher”, estão em posição ainda mais grave de subalternização: os feminismos negros, indígenas e trans. Propomos discutir teoricamente tais fatores com base em dados concretos extraídos de pesquisas no Brasil que comprovam a subalternização de mulheres e, especialmente, de mulheres racializadas, demonstrando que as relações de dominação desenvolvidas no âmbito privado se estendem para o campo público, mantendo o status quo de dominantes e dominadas praticamente inerte, a despeito dos avanços moleculares conquistados na esfera legal. Acreditamos na necessidade de oferecer disciplinas e cursos de extensão que possuam as mulheres como ponto de partida e objeto central de análise, de modo que seja possível debater e refletir sobre as origens de seu status de subalternidade e as razões que impossibilitam uma reversão efetiva dessa situação. Mais do que isso, é necessário que essa reflexão seja guiada pela perspectiva de mulheres. Sendo assim, o principal objetivo deste curso é fornecer ferramentas teóricas para que as/os alunas/os discutam essa construção social de maneira profunda, apresentando-lhes textos majoritariamente de autoria de mulheres e, portanto, escritos a partir da perspectiva feminina, a partir da ótica da subalternidade. Buscamos também jogar luz às intersecções das opressões, que produzem perspectivas distintas em cada indivíduo a depender de suas características sociais, incentivando as/os estudantes a carregarem essa visão em cada área da sociedade que pretendam analisar, seja em termos acadêmicos ou pessoais. Repensar os gêneros e sua construção é tarefa necessária para a edificação da cidadania e diminuição das desigualdades sociais, sendo a universidade pública um importante espaço de produção deste conhecimento, capaz de proporcionar o desenvolvimento da consciência das relações de opressão entremeadas no tecido social e possibilitar que a reprodução desse ciclo vicioso seja reduzida.

Público Interno e Externo: todas as faixas etárias, todos os gêneros,
graduandos e pós-graduandos internos e externos à UFRRJ.

Ciências Humanas
Curso Online