Introdução à Análise de Dados no R

RESUMO: Os dados se tornaram a matéria-prima dos negócios e um recurso vital para criar uma nova forma de valor econômico. Por exemplo, ao combinar centenas de bilhões de termos de busca, a Google mostrou ser capaz de identificar o surgimento de um surto de gripe quase tão bem quanto os dados oficiais, além de muito mais rápido. Do mesmo modo que a análise de sentimento permite que uma organização avalie se os comentários sobre suas marcas e produtos em blog, tweets e páginas do facebook são em geral positivos. Informações como essas ajudam a identificar stakeholders e definir critérios para tomada de decisões. De acordo com The Economist, a importância que os dados têm hoje para a nova economia, equivalem à importância do petróleo para a velha economia. As organizações capazes de reconhecer isso, e reagir com rapidez e inteligência, terão vantagem competitiva sobre as demais. Neste contexto, a universidade pode cooperar assumindo um papel dinâmico na formação do fator humano.

PÚBLICO-ALVO
Interno: Alunos dos cursos do Instituto de Três Rios – Administração, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental
Externo: Alunos de outras instituições de curso superior na cidade; e profissionais envolvidos na gestão de empresas

Ciências Sociais Aplicadas