Gênero e Sexualidades na Educação Física Escolar

RESUMO: Apesar de entramos na dimensão do esporte, queremos encaminhar a discussão para a sociedade em geral, onde há a manutenção de uma cultura de divisão física do gênero e da sexualidade e, de modo que possamos elucidar tal consideração, trazemos a memória de como eram as nossas aulas de educação física na escola. Muito provável que não haja uma uniformidade nas lembranças, tendo em vista o tempo geracional, o contexto social etc., mas arriscamos que, dentre este conjunto de lembranças, há de comum uma prática de separação entre meninos e meninas, o que é muito óbvio, já que as modalidades esportivas habitualmente são assim. Entretanto, não é neste sentido que as nossas provocações se direcionam, mas apontam, sim, para a desconstrução de uma hierarquia de gênero.

PÚBLICO-ALVO:
Interno: Estudantes de graduação em Pedagogia ou Educação Física; estudantes de pós-graduação em Educação ou Educação Física
Externo: Professores/as de Educação Física da rede pública de ensino.

Ciências Humanas
Período: 01/09/2021 à 04/10/2021