Escola de extensão da UFRRJ disponibiliza novos cursos na área de Ciências Humanas

A Escola de Extensão (Eext) da UFRRJ está com quatro novos cursos disponíveis na área de Ciências Humanas. Dessa vez, estão sendo oferecidos os cursos “Formação de agentes antirracistas na Educação e na Sociedade”, “Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia”, “Em linhas narrativas de mulheres: infinitos contornos de gênero” e o “Ciclo de Oficinas – Análise de Discurso: Populismo Digital e Mídias Sociais”. Todos os cursos serão online e gratuitos.

O curso “Formação de agentes antirracistas na Educação e na Sociedade” terá o período de inscrições de 23/05 a 26/05/2021O foco do curso é aproveitar a experiência e atualização permanente em pesquisa e formação através de farta bibliografia, e de novas epistemologias e proposições teóricas, simbólicas e estéticas que vêm constituindo o sub campo acadêmico Educação e Relações Etnicorraciais (ERER), e suas intersecções.

A atividade vai acontecer de 29/05 a 18/12/2021 e terá carga horária de 60 horas com oferta de 150 vagas. Podem participar discentes dos cursos de licenciatura e outros cursos da UFRRJ e de pós- graduação do PPGEDUC. Além de pessoas interessadas nos temas e conteúdos arrolados pelas leis 10.639/03 e 11.645/08.

Já o curso “Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia” aceitará inscrições do dia 26/05 a 29/05/2021Com carga horária de 60 horas, o curso visa promover a troca de conhecimentos, saberes e ações políticas em torno das desigualdades de gênero e raça e violações de direitos no contexto da pandemia do Covid-19. O programa será abordado a partir de uma perspectiva feminista interseccional, privilegiando os enfoques de gênero, raça, e classe como categorias analíticas e históricas, utilizando as contribuições feministas e as análises dos movimentos sociais frente às múltiplas crises que estamos atravessando.

Tendo como público-alvo docentes, discentes e técnicos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRRJ. Além de docentes, discentes e técnicas de outras universidades, escolas, organizações e movimentos sociais. O curso vai acontecer de 01/06 a 31/08/2021 e terá 30 vagas.

A atividade “Em linhas narrativas de mulheres: infinitos contornos de gênero” com carga horária de 36 horas, terá o período de inscrições de 26/05 a 29/05/2021. O curso tem o bjetivo de fomentar o debate de gênero, com foco nas múltiplas formas de se perceber mulher, por meio das trocas conceituais teóricas e literárias. Tem, ainda, como objetivo secundário a produção e a publicação de material estético-reflexivo produzido ao longo do curso, como um memorial do tempo presente, resgatando experiências, expectativas, medos e anseios vividos neste cenário de adoecimento global.

O curso acontecerá de 01/06 a 29/06/2021. Serão 25 vagas destinadas a discentes, docentes e servidores da UFRRJ. Além da comunidade externa.

O “Ciclo de Oficinas – Análise de Discurso: Populismo Digital e Mídias Sociais” terá o período para inscrições de 30/05 a 04/06/2021. Com carga horária de 30 horas, a atividade vai acontecer de 10/06 a 26/08/2021. O público-alvo do curso são alunos de graduação e pós-graduação de dentro e de fora da UFRRJ.

A iniciativa vai oferecer 90 vagas e tem como objetivo compartilhar resultados das atividades do grupo de pesquisa “Discurso, Redes Sociais e Identidades Sócio-políticas” (DISCURSO), do Laboratório de Partidos e Política Comparada (LAPPCOM) e do grupo Laboratório de Sociologia Digital (LSD). O curso procura colocar à disposição elementos metodológicos que permitam entender a análise política das práticas discursivas e das estratégias narrativas de atores chave dos discursos em disputa.

Para realizar a sua inscrição nos cursos da Eext, clique aqui.

Você pode entrar em contato com a Escola de Extensão através do e-mail (eext@ufrrj.br). E para saber todas as novidades sobre os cursos da Eext, siga a escola no Facebook (clique aqui).

Matéria publicada em “https://portal.ufrrj.br/escola-de-extensao-da-ufrrj-disponibiliza-novos-cursos-na-area-de-ciencias-humanas/” 17/05/2021 – 15:37

Postado em 18/05/2021 - 17:36 - Atualizado em 01/06/2021 - 13:41