Educação Ambiental e as Perspectivas na prática escolar (PPESCE)

RESUMO: Após o crescimento do movimento ambientalista, a preocupação em relacionar a Educação Ambiental (EA) com a vida do aluno, em seu meio e sua comunidade, tem sido o ponto primordial para as discussões sobre a crise ambiental vivenciada na sociedade. Entende-se por EA os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Brasil, 1999). Discursos atuais sobre ambiente identificam um novo modelo de cidadão global: sua visão geral de mundo revela interesse na sobrevivência das espécies do planeta, e na percepção de como as ações de uma região afetam outras regiões. Esse tipo de cidadania permite a expansão do debate sobre direitos humanos, incorporando noções do efeito de suas ações sobre outros animais e organismos. Entretanto, de acordo com Guimarães (2016), devemos estar atentos a políticas pouco efetivas e a jargões ambientalistas que não resolvem questões polêmicas e só desviam a atenção dos reais problemas. No campo educacional, surgem novas formas de ensinar, mais condizentes com as demandas dos discentes nascidos na era da informação, que necessitam de algo que os desperte, que os motive, que os intrigue. Diante disso, faz-se necessário utilizar novas metodologias que busquem alternativas mais adequadas a essa geração nascida nessa época onde há bombardeio de informações, que por um lado, são quantitativas e massificadas, porém pouco qualitativas e efêmeras. Porém, para que novas metodologias sejam desenvolvidas no âmbito escolar, necessita-se de investimento numa formação docente inicial e continuada que privilegie a construção de uma práxis crítica. Partindo dessa premissa, a presente proposta de extensão objetiva contribuir na formação inicial dos futuros licenciados e na formação continuada de professores da Educação Básica a partir da reflexão e na construção das perspectivas de práticas escolares pautadas na Educação Ambiental Critíco-Transformadora.

PÚBLICO-ALVO
Público Interno: Alunos dos cursos de licenciaturas da UFRRJ.
Público Externo: Professores de Educação Básica.

Ciências Humanas
Período: 16/08/2021 à 16/09/2021