Direitos Humanos para humanos direitos? A criação dos Direitos Humanose suas consequências na sociedade

Direitos Humanos são os direitos básicos dados a cada ser humano, é através deste compilado de direitos básicos que se desenvolve outros direitos fundamentais para a convivência humana em sociedade, como os direitos civis e os direitos políticos. Eles são expressos em princípios e normas jurídicas, de direito estatal, seja de princípios de distintas ordens normativas como: filosóficas, religiosas, sociológicas, politicas, econômicas, biologias e outras mais (MOLINARO, 2020). A partir disso, é dado, aos seres humanos, garantias como: o direito à vida, a liberdade de expressão e livre pensamento, direito de votar e ser votado como representante político, liberdade de crença e religião, direito ao trabalho, educação, saúde, cultura e outros, dos mais simples aos mais complexos direitos que um ser humano possa ter em sua existência.
Com a intensa globalização das informações torna-se compreensível que uma parte da
população não compreenda os fundamentos básicos dos Direitos Humanos, o que gera
desinformação que alimenta ainda mais o ciclo de Fake News em que o mundo vem
mergulhando nos últimos tempos. Este curso tem como proposta inserir a população nos
fundamentos básicos dos Direitos Humanos, fazendo-os compreender a importância destes para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária, com direitos iguais a todos os seres humanos. Ou seja, compreender os Direitos Humanos como diferentes modos de sensibilidade, modos de viver, existir, pensar, sentir, em outras palavras: compreender que existem diferentes maneiras de ser e estar neste mundo e que todas devem ser respeitadas.
(COIMBRA, 2000).

Público Interno e Externo (faixa etária, escolaridade): Alunos da rede pública e privada da Educação
básica a partir de 15 anos, Professores da educação básica, alunos de graduação e pós-
graduação (Interno e externo) e demais interessados.

Ciências Humanas
Período: 04/07/2022 à 31/07/2022