Direitos civis ontem e hoje: um espelho do movimento por igualdade racial (PPESCE)

Assistimos nos últimos tempos a explosão de revoltas com casos de racismo ao redor do mundo, Nos EUA tivemos o brutal assassinato de George Floyd, que culminou em revoltar pelo país inteiro, originando o movimento “Black Lives Matter”. no Brasil, recentemente tivemos o triste caso de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado até a morte por seguranças brancos. Não é de hoje que o racismo existe nestes dois países, é possível encontrar a segregação racial nos dois países, porém um coloca isso de maneira mais evidente que o outro, através de suas leis, costumes e cotidiano (um racismo oficial), o outro, encontramos o racismo mais “velado”, escondido nas estruturas da nossa sociedade, o que acaba por facilitar o mito de que não existiu/existe racismo no Brasil. Deste modo, a proposta do presente curso é desenvolver o debate sobre o movimento pelos Direitos Civis nos EUA, marco importante para a luta antirracista no país e também discutir sobre as formas de racismo encontradas no Brasil, explorando o processo de pós abolição da escravidão e a posição dos negros ex-escravizados na sociedade brasileira, traçando um comparativo de como a questão foi tratada nos dois países.
A metodologia deste curso será caracterizada através da utilização da plataforma Moodle como suporte para o aparato teórico e lúdico que se pretende utilizar. Serão ministrados 6 encontros de maneira síncrona para discussão dos tópicos elencados no cronograma e 4 encontros da mesma maneira para discussão e apontamentos sobre os filmes com temas relacionados aos tópicos propostas. Os encontros serão desenvolvidos pela plataforma “jitsi”, dentro do Moodle ou pelo “google-meet”, caso haja alguma dificuldade de conexão com a plataforma. As aulas ministradas terão o caráter expositiva participativa, sendo disponibilizado pequeno resumo da aula antes da realização da mesma em arquivo PDF ou PPT. Serão utilizados como métodos de avaliação e acompanhamento de aprendizagem os fóruns disponibilizados pela plataforma, debates durante as atividades síncronas e uma atividade final, que ficará a critério do estudante se: uma redação dissertativa individual sobre um dos temas desenvolvidos na aula ou um podcast em grupo de 3 a 5 minutos sobre um dos temas relativos as aulas.

Interno: Estudantes de Graduação
Externo: Público Geral