Delineamento e Análise Farmacêutica no Âmbito Veterinário. (PPESCE)

O mercado farmacêutico veterinário mundial atingiu US$ 145,8 bilhões em 2020, com crescimento de 11% comparado ao ano anterior. Hoje, o Brasil assume a sétima colocação de faturamento mundial, representada por 3,9% desse valor (ABINPET, 2021). Diante deste quadro são crescentes os investimentos em medicamentos veterinários. Com a diversidade de raças, porte e tamanho, é cada vez maior a procura por formulações individualizadas com ajustes no sabor, forma farmacêutica e dose para tornar possível o tratamento de animais. Essas adversidades proporciona ao farmacêutico uma nova área de atuação, a farmácia veterinária (CFF, 2013). A elaboração de um curso de extensão nesse âmbito se torna valiosa, visto que o desempenho de atividades nesse ramo se encontra em crescimento e sua abordagem durante a graduação não é abrangente.
O curso contará com aulas síncronas pela plataforma Moodle, fornecendo de maneira didática um enriquecimento sobre o tema, e assíncronas, fundamento a reflexão sobre os assuntos abordados e desenvolvimento das atividades propostas. A ementa do curso iniciará de um breve histórico da pesquisa no Brasil, com enfoque nas atribuições e funções de um farmacêutico veterinário, assinalando suas dificuldades, necessidades e desafios. A proposta é que durante todo o curso, haja comparações quanto a pesquisa voltada para seres humanos e para animais, de forma que o aluno assimile as ideias mais facilmente. Para que a experiência seja mais enriquecedora, ao fim do curso, serão apresentados artigos da equipe de trabalho do Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária da UFRRJ, a qual a ministrante do curso esta incluso. As avaliações estarão divididas em capacidade de: discutir o tema, estabelecimento de crítica e divulgação científica, com a finalidade de que haja estímulo da criatividade e pensamento científico.
Por fim, espera-se que ao final do curso, os alunos compreendam a relevância e o papel do profissional farmacêutico atuante na esfera veterinária, sendo capazes de argumentar com segurança sobre o conteúdo abordado. Do mesmo modo, espera-se que as ferramentas demonstradas sejam benéficas em algum momento de sua formação, e que, os inscritos se reconheçam como parte de uma sociedade carente de educação em saúde, identificando-se assim, como uma ponte para divulgação científica.

Público Interno: Alunos de graduação e pós-graduação;
Público Externo: Estudantes de ensino médio e sociedade civil em geral.

Ciências da Saúde
Período: 16/05/2022 à 15/06/2022