Curso de Nivelamento para Química Geral

RESUMO: Disciplinas de química geral estão presentes em uma grande parcela dos cursos de graduação oferecidos pela UFRRJ. Porém, estas geralmente são fonte de grande retenção e evasão universitária. Parte do insucesso de alguns alunos é fruto de um aprendizado deficitário em química durante o ensino básico. Assim, o presente curso de extensão pretende abordar tópicos importantes de química do ensino médio e de interface do ensino médio/ensino superior, por intermédio de ferramentas digitais como: aulas síncronas e assíncronas, conteúdo textual, podcasts, jogos e fóruns de discussão onlines. Para tal, a seguinte ementa será seguida: modelos científicos; estrutura atômica e a teoria de ligação química de Lewis; algarismos significativos, médias ponderadas e abundância isotópica; proporções e estequiometria; frações e unidades de concentração; padronizações simbólicas e equações químicas; logaritmos, velocidades e equilíbrio de reações. Espera-se que ao final do curso o público-alvo apresente amadurecimento conceitual e operacional compatíveis com as características necessárias para um melhor aproveitamento de disciplinas de química geral do ensino superior.
Ciências Exatas e da Terra
Período: 18/10/2021 à 12/12/2021