Curso de Letramento Racial Crítico

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e habilidades em que orienta o que todo/a aluno/a deve ser capaz de cumprir ao final da educação básica. Essas competências inferem que os/as estudantes devem aprender a solucionar problemas e a trabalhar em prol da coletividade, alicerçadas numa formação integral, com vistas à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com respeito às diferenças e aos Direitos Humanos.
O curso se propõe a contribuir para o letramento racial crítico, visando a diminuição da enorme lacuna entre a compreensão das mazelas que afligem a população afro-brasileira e os espaços de poder. Muito embora, a partir da promulgação da Lei 10.639/2003 muitas iniciativas têm sido tomadas no sentido da inserção do negro nos espaços acadêmicos, porém muito ainda está por vir. Essa iniciativa surge no sentido de atender à demanda de formação, atualização e aperfeiçoamento dos docentes da rede pública e privada, assim como todos os interessados no ensino e pesquisa de temas ligados ao letramento racial crítico e a história e Cultura africana (s) e afro-brasileira (s), temas cada vez mais frequentados pela nossa historiografia.
Assim, este curso pretende construir com a comunidade universitária interna e externa a compreensão das questões de raça como campo de conhecimento e disputa política que possibilita a reflexão sobre raça e classe na sociedade. Nesta perspectiva, as abordagens sobre a raça têm se apresentado como primordial na formação, inicial e continuada, de professores e professoras na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, este curso dialoga com os princípios da BNCC, uma vez que esse documento destaca o papel da escola na luta contra toda discriminação e preconceito, em diálogo com a multiculturalidade e os Direitos Humanos.

Público Interno: Toda a comunidade acadêmica, estudantes, professores e técnico-administrativos
Público Externo: Professores da rede pública de secretaria de educação conveniadas

Ciências Humanas
Curso Online