Curso de Extensão em Relações Étnico-Raciais e Geografias Antirracistas

O curso de extensão Relações Étnico-Raciais e Geografias Antirracistas é um curso com carga de 30h (treinamento) que visa tratar de temas relativos às relações étnicas e raciais, à discriminação racial, ao racismo no Brasil e contribuir para a formação e a prática antirracista. Com base nos avanços que vêm sendo realizados no curso de Licenciatura em Geografia do IM UFRRJ, o curso é uma oportunidade de complementar a formação e a prática docente, tanto na educação básica, quanto no ensino superior por meio de atividades focadas no letramento étnico e racial. O curso pretende evidenciar os impactos das ações afirmativas no ensino superior e promover aproximações com estudantes do ensino médio, ensino de jovens e adultos e cursos pré-universitários populares, com vistas a ampliar o acesso e as condições de permanência de jovens negros, indígenas e periféricos na Universidade.

A proposta do curso de extensão “Relações Étnico-Raciais e Geografias Antirracistas” inclui encontros na Universidade, com oficinas ministradas por discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geografia do IM-UFRRJ, com apoio de mestrandos do PPGGEO, além de palestras com docentes que visam aprofundar a reflexão sobre o tema das relações étnicas e/ou raciais. O curso contará com um trabalho de campo na chamada “Pequena África”, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro e relatos de avaliação final. As atividades integram ensino, pesquisa e extensão e constituem uma oportunidade de integração entre a educação básica, a graduação e a pós-graduação em Geografia na reflexão crítica sobre o currículo de Geografia e sobre formas antirracistas de movimentar o saber-fazer geográfico. O curso visa, portanto, complementar a formação docente e incentivar o acesso à Universidade, por meio de ações integradas e articuladas em torno de parcerias entre programas (como o PET-Geografia/IM), o Laboratório de Geografia (LabGeo) do Colégio Técnico da Rural (CTUR) e grupos de pesquisa e extensão coordenados por docentes do departamento de Geografia do IM (DEGEO-IM), como o GEOPOVOS, e discentes e docentes do Programa de Pós graduação em Geografia (PPGGEO- UFRRJ), além de estar aberto a integrantes de outras instituições e movimentos sociais.

Interno: discentes, técnicos (as) e docentes;
Externo: discentes e docentes de Geografia.

Ciências Humanas
Semi-presencial