Curso de Extensão em Educação em Ciências e Matemática para professores da Educação de Jovens e Adultos – PPESCE

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT/UFRRJ) está vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pósgraduação (PROPPG). O PPGEduCIMAT tem como missão qualificar, prioritariamente, professores de ciências naturais Física, Química, Biologia e Matemática, atuantes nas escolas de ensino fundamental, médio e superior, com ênfase nos conteúdos de Ciências e Matemática nos aspectos teóricos, metodológicos e filosóficos e na elaboração e utilização de recursos didáticos, tecnológicos e metodologias para a melhoria do ensino de ciências e matemática. Sendo assim, o curso de extensão foi pensado em atender às demandas locais, sobretudo, como um projeto piloto para a formação continuada dos professores de matemática e ciências, especialmente os da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Seropédica, município que sedia a UFRRJ. A promoção do Curso de extensão de formação de professores de Matemática e Ciências da Educação de Jovens e Adultos tem por objetivo proporcionar práticas apoiadas em referenciais teóricos da Educação e da Educação Matemática que conduzam a profissionalização e autonomia dos professores de matemática e ciências. Atualmente a Rede Municipal conta com 10 escolas que ofertam a EJA e, aproximadamente, 80 professores. A justificativa da execução da proposta do referido curso de extensão dá-se pela demanda de formação continuada aos professores de matemática e ciências da EJA da prefeitura de Seropédica, verificada com os coordenadores da modalidade. A questão da formação continuada no exercício da profissão pelos docentes da Rede Municipal de Seropédica torna-se uma demanda expressiva, sobretudo, pelo fato do município de Seropédica sediar a UFRRJ, cujo objetivo é desenvolver atividades contínuas nos 3 eixos de suas funções acadêmicas: a pesquisa, o ensino e a extensão. Logo, a oferta do curso de extensão para os docentes da educação básica e da comunidade local é uma função social da universidade. Assim, houve uma reunião realizada em setembro de 2022 na qual estiveram presentes os coordenadores da Educação de Jovens e Adultos, a pesquisadora e proponente do curso de extensão e seu professor orientador do PPGEDUCIMAT. Após a reunião foi disponibilizado um formulário da plataforma Google para os professores da rede municipal sob orientação da equipe de coordenação do município, a fim de realizar um levantamento de temas de estudo e dos dias da semana que concentrassem o maior número de docentes interessados em participar, resultando nos temas, dias e horários informados neste projeto. Ademais, a realidade evidenciada na análise da situação do município de Seropédica no tocante à formação continuada pode ser generalizada para outros munícipios. Sendo assim, o público alvo dessa extensão será composto por professores, licenciados e licenciandos que tenham interesse na área, não apenas professores do município de Seropédica.

PÚBLICO ALVO

Público Interno: professores de Ciências e Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Seropédica Específico; professores que atuam na educação de jovens e adultos; professores de ciências e matemática formados; professores de ciências e matemática em formação.

Público Externo: professores de Ciências e Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Seropédica Específico; professores que atuam na educação de jovens e adultos; professores de ciências e matemática formados; professores de ciências e matemática em formação.

Ciências Humanas
Período: 08/05/2023 à 08/07/2023