Curso de análise estatística no software R

A análise estatística mostra-se cada vez mais importante em diferentes áreas do conhecimento. O uso inadequado e incoerente da estatística básica é o maior responsável pelo erro de interpretação dos artigos científicos (RODRIGUES et al., 2017). Apesar do mercado oferece uma gama de alternativas de Softwares de análise de dados, a maioria deles possui alto custo para aquisição. Devido a isso, o Software R destaca-se por ser um programa gratuito. Tal fato o torna integrativo e inclusivo (RIPLEY, 2001), uma vez que garante acesso a todos, e acaba por incentivar o seu uso por parte das Universidades Públicas.

É importante destacar que o Software R, mesmo sendo um programa gratuito, realiza todas as funções que outros programas pagos (FOX, 2016), além de possuir o código aberto, o que também facilita a outros pesquisadores desenvolverem diferentes aplicações para eles próprios. Contudo, por se tratar de um software que usa linhas de comando, é demandado certo cuidado e dedicação em seu aprendizado, ou seja, um conhecimento robusto para uma melhor funcionabilidade do programa (ROSSITER, 2012).

Sendo assim, um curso que busca elucidar o funcionamento e as técnicas do Software R, mostra-se importantíssimo para sua ampla compreensão e uso posterior para integrar o desenvolvimento científico (RIZZO, 2019). Além disso, uma vez que as Universidades públicas brasileiras vem tendo seus recursos financeiros diminuídos, o uso de um software livre pode ter um impacto positivo, pois recursos que seriam dispendidos para aquisição de softwares para análise estatística podem ser aplicados para outro fim.

O curso ofertado caracteriza-se por introduzir noções fundamentais de análise estatística por meio do software, com o objetivo de ensinar instruções de instalação do programa, elementos básicos, comandos, gerenciamento, extração e análise de dados utilizando as ferramentas do Software R. (R CORE TEAM, 2021). É importante salientar que o coordenador do curso possui 13 anos de experiência com o uso do Software. Além disso, o restante da equipe que compõe o curso também possui com experiência prévia, pois fazem parte do Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte e o utilizam na rotina de trabalho do referido laboratório.

PÚBLICO ALVO

Interno: Discentes do curso de Educação Física;
Externo: Interessados em análise estatística no software R.

Ciências Exatas e da Terra
Período: 11/09/2023 à 18/09/2023