Curso básico de R Studio usando o pacote Tidyverse para análises de dados e construção de gráficos 1 e 2 (PPESCE)

Nos últimos anos, a intensificação do uso de dados técnico-científicos para a compreensão de diversos fenômenos contemporâneos, tem se manifestado em diversas áreas do conhecimento como a medicina, matemática, física, biologia, agricultura, entre outras. Neste cenário, diversas ferramentas computacionais foram programadas e implementadas, para gerar e interpretar resultados coletados em estudos. Assim também, o uso de programas que usam linguagens de programação de código aberto, são relevantes pela maior abrangência e acesso à informação. Sendo assim, o aprendizado de linguagem de programação é necessário para o uso de softwares estatísticos, utilizados como ferramentas para analises de dados. O R se destaca como software livre de amplo uso na comunidade científica internacional, devido a reprodutibilidade de resultados advindos de dados experimentais. Além disso, a proposta do uso do RStudio tem-se destacado como uma alternativa que implementa uma interface gráfica avançada, em ambiente integrado à programação e visualização de resultados gerados. Sendo assim o objetivo deste curso é introduzir ao aluno no universo das análises de dados, como ferramenta para construção e formatação de gráficos profissionais, usando pacotes do Tidyverse no R Studio, além disso outros pacotes serão implementados na dinâmica do aprendizado, integrando a exportação e configuração de bases de dados. Complementarmente, as atividades também foram planejadas para formalizar o conhecimento por meio de exercícios e atividades que reúnam todo o conteúdo do curso como atividade final. Se espera que o aluno participante possua domínio do conteúdo proposto, e eventualmente adquira total independência na criação, análises e interpretação de gráficos elaborados a partir de dados próprios.

Interno: Destinado a discentes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação, com nenhuma ou pouca experiência em programação usando R Studio.
Externo: Destinado a discentes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação, com nenhuma ou pouca experiência em programação usando R Studio.

Período: 03/05/2021 à 04/06/2021
Inscrição: 26/04/2021 à 02/05/2021