Consumo Consciente e Modelos Alimentares (PPESCE 3)

A proposta do curso terá como fundamento a ampliação da compreensão dos conceitos sobre produção e distribuição de alimentos, agricultura orgânica, agroecologia e modelos alimentares bem como os intensos questionamentos sobre Segurança Alimentar e Nutricional, abordando também a acessibilidade e distribuição dos alimentos e a temáticas acerca de boas práticas de consumo alimentar. A inadequação do padrão alimentar que atinge inclusive os mais pobres tem levado ao alarmante quadro de doenças provocadas pela má alimentação com o aumento do consumo de alimentos processados e consequente obesidade, mas também a ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos, principalmente, frutas, legumes e verduras. Neste curso que será ministrado em 9 aulas, a abordagem sobre consumo consciente e agricultura orgânica irá trazer reflexões acerca dos métodos e modelos alimentares na atualidade frente à uma pandemia.
A metodologia de ensino será caracterizada pelo aporte teórico em forma de slides na plataforma moodle contando com material em forma de textos e fontes complementares, como podcast e documentários em atividade assíncronas. Em sala online, os assuntos de maior dificuldade e maior interesse entre os alunos serão desenvolvidos através do “Google Meet”. A metodologia baseia-se nas experiências EaD em um ambiente de cooperativismo e conhecimento compartilhado como experiência executada. As aulas serão divididas em 8 aulas com 2 horas de duração em total de 4 semanas de aula. A modalidade EaD conta com aporte complementar através da participação dos alunos nos fóruns e chats das aulas, sendo também um espaço de difusão de conhecimento. A comunicação digital tem sido oportuna no que tange à aproximação e desenvolvimento de práticas alimentares conscientes.

Público Interno: Estudantes de Graduação – 1º e 2º período agrárias
Público Externo: Agricultores Familiares de regiões atendidas pela UFRRJ