Construção de mapas para a comunidade com o uso de geotecnologias livres

O uso de mapas para a representação de fenômenos socioambientais possibilita um modelo de comunicação que auxilia no conhecimento espacial de problemas existentes na paisagem como podemos ver com a dinâmica da pandemia de covid-19. A disseminação dos conhecimentos cartográficos para a produção de mapas através de metodologias acessíveis traz a possibilidade da própria população reconhecer o seu espaço vivido. A metodologia deste curso de extensão visa trazer para a comunidade do entorno da UFRRJ, a possibilidade de construir os seus próprios mapas com dados acessíveis para a abordagem de temáticas socioambientais com o exemplo dos dados da pandemia de covid-19. As abordagens serão realizadas em meio digital através das plataformas YouTube e Google Classroom e utilizará a construção de mapas pelas geotecnologias livres QGIS, Google MyMaps, Google Earth Pro, KnightLab StoryMaps, ScapeToad e VICON SAGA. Os resultados esperados estão na capacitação e disseminação para a produção de mapas temáticos pelos alunos para a própria comunidade.

Público Interno: Discentes da UFRRJ; técnicos e docentes.
Público  Externo: Alunos do ensino médio e superior; professores; técnicos das secretarias municipais de saúde e educação.

Ciências Exatas e da Terra
Período: 23/05/2022 à 01/08/2022