Ciência na Sala de Aula: atualização da Prática de Ensino de Ciências/Química para Professores do Ensino Médio e Fundamental

Frente aos desafios impostos à educação na atualidade, torna-se necessário refletir sobre quaisquer ações que podem contribuir para a sua melhoria tanto para o alcançar os objetivos educacionais, bem como atender às necessidades da comunidade na qual a escola está inserida. Com foco nesta perspectiva, o projeto “Ciência na sala de aula: Atualização Profissional da Prática do Ensino de Ciências/Química para Professores de Ensino Fundamental e Médio” poderá se apresentar como ferramenta importante para a formação de alunos nas mais variadas dimensões. Ainda é muito comum nos dias de hoje, a visão de que a ciência tem um status hegemônico e superior de saber e esta visão também é reproduzida na escola. Diante disto muitas considerações sobre o ensino e a aprendizagem de ciências têm sido refeitas, principalmente focando em ensinar ciências para a vida dos estudantes que habitam no mundo de extrema diversidade cultural. Buscando este objetivo, o projeto que será aqui apresentado busca trazer o professor de ciências/química para mais perto da universidade onde faremos um curso de atualização para o ensino em sala de curta duração. O curso busca a ampliar a visão do professor sobre o ensino de ciências e química, incentivando-o a realizar em sala de aula atividades práticas relacionas ao conteúdo teórico ministrado. Todas as atividades sugeridas e ensinadas durante o curso, utilizarão material de fácil acesso e baixo custo para mostrar que a ciência está ao alcance de todos e faz parte do cotidiano.

Interno: Não há
Externo: Professores de Ensino Fundamental e Médio