Ciclo Cinema-História (2022-1)

O Ciclo Cinema-História vem ocorrendo desde 2019 por iniciativa do laboratório LAPETHI, sediado nesta universidade. Através desta proposta, almejamos vincular a este ciclo de palestras-debate um Minicurso a beneficiar público interno (alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ) e, majoritariamente, externo (alunos de graduação e pós-graduação de universidades diversas; professores de Graduação e Ensino Médio; público externo interessado nas relações entre História e Cinema). O Minicurso será constituído por sete palestras sobre História e Cinema, para as quais foram convidado sete diferentes palestrantes. A escolha das temáticas das palestras-debates orientou-se por oferecer aos participantes do Curso uma visão ampla e diversificada das relações entre Cinema e História. De um lado, d-se a perceber os agentes que fazem o Cinema ou que são representados pelo cinema – o que possibilita pensarmos o Cinema como um agente histórico (um agente, ou um instrumento de ação, capaz de interferir na própria história (compreendida neste momento como campo de acontecimentos). Exemplos desta relação foram trazidos pelas palestras ‘Mulheres Cineastas’ e ‘O Cinema contra o Nazismo’. Por outro lado, já percebendo a História como “historiografia” (como obra ou discurso produzidos por historiadores), o curso pretende mostrar que o Cinema pode desempenhar a função de ‘fonte histórica’, de ‘objeto histórico’, de ‘meio de representação para a História’. Exemplos destas relações são trazidas pela palestra sobre “A representação do herói’ e ‘O Cinema Novo’. Além disso, em duas palestras estrategicamente inseridas no minicurso trazemos para o debate outras duas mídias que apresentam formas de interação diversas tanto em relação ao Cinema, como à História: a Fotografia e a HQ. A discussão sobre a apropriação destas mídias pela História dos historiadores (historiografia) e pelo Cinema – mas também pela interação Cinema-História – será trazida ao debate neste momento. O ciclo, enfim, está previsto para mostrar aos seus participantes um conjunto de relações possíveis entre Cinema e História, de um lado, e entre esta interação Cinema-História com outras mídias.

Público Interno: Alunos de Graduação e Pós-Graduação.
Público Externo: Alunos de Graduação e Pós-Graduação e universidades diversas; professores de Graduação e Ensino Médio; Público externo à universidade.

Ciências Humanas
Período: 21/03/2022 à 26/09/2022