Atualização em Saúde Intestinal e Probióticos (PPESCE)

RESUMO: A microbiota intestinal desempenha um papel importante na saúde e na doença humana. Segundo os estudos, a microbiota afeta beneficamente o metabolismo e o consumo de energia de seus hospedeiros, especialmente na digestão e absorção de nutrientes, participando de uma espécie de co-metabolismo. Devido a importância em manter a microbiota intestinal saudável, a utilização de probióticos na modulação da microbiota ganhou notável interesse nos últimos anos. Os probióticos são “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (OMS, 2012). Evidencias sugerem importante papel da microbiota intestinal no processo saúde-doença. Desequilíbrios na composição da microbiota intestinal têm sido associadas a múltiplas características da síndrome metabólica, sobretudo a obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (CRUZ, BAPTISTA E CARRILHO, 2018). O desempenho do sistema imune depende de um microbioma intestinal saudável e a alimentação equilibrada como reportam os estudos é essencial para a manutenção da saúde intestinal e consequentemente, da integridade do organismo como um todo. A alimentação pode afetar a sobrevivência e metabolismo das bactérias da microbiota intestinal, causando alterações no padrão de colonização bacteriana, isto é, na modulação da microbiota. Desta forma a alimentação pode levar a prevalência de microbiota gerado de processos inflamatórios no organismo. O curso “Microbiota Intestinal, Probióticos e Saúde” objetiva fornecer condições para que o público-alvo reconheça a importância da microbiota intestinal e sua influência na determinação do processo saúde-doença, assim como, a importância dos probióticos e da alimentação saudável.

PÚBLICO-ALVO
Público Interno: estudantes de graduação da área de Alimentos e das áreas da saúde, profissionais das áreas da saúde, profissionais da área de alimentos e demais interessados no tema, de todos os gêneros, alfabetizados.
Público Externo: estudantes de graduação da área de Alimentos e das áreas da saúde, profissionais das áreas da saúde, profissionais da área de alimentos e demais interessados no tema, de todos os gêneros, alfabetizados.

RESPONSÁVEL:
VANESSA MORAES RAMALHO CASTRO