As Dimensões do Desenvolvimento Sustentável 2: a Participação Social no Território da Baía da Ilha Grande. (PPESCE)

RESUMO: O território da Baía da Ilha Grande-RJ (Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Rio Claro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty) é um dos mais dinâmicos e importantes para o Estado do Rio de Janeiro. A importância estratégica deste território se dá pela presença de diferentes culturas, pela atividade industrial dinâmica, pela atividade portuária, pela presença da UFRRJ e demais polos universitários e de pesquisa, pela grande faixa proporcional de Mata Atlântica, pela hidrografia, e pelo grande potencial de desenvolvimento. Analisar este território não se resume apenas ao viés econômico. O território da BIG (Baía da Ilha Grande-RJ) é casa de diversas CRQ’S (Comunidades Remanescentes de Quilombos), Indígenas, Caiçaras, Pescadores Artesanais e Agricultores Familiares, sendo assim, as atividades sociais, econômicas e culturais relacionadas ao desenvolvimento do território devem ser inclusivas e participativas visando acolher todos estes grupos. O Desenvolvimento Territorial Sustentável é aquele que se caracteriza de maneira multidimensional, ou seja, que se desenvolve a partir de diferentes âmbitos, sendo: i) Coesão Social; ii) Coesão Territorial; iii) Governabilidade; iv) Sustentabilidade; v) Inclusão Econômica; vi) Bem-estar. Criando então um processo de desenvolvimento socialmente inclusivo, ecologicamente correto e economicamente viável. Sendo assim, com estes temas trabalhados na primeira parte deste curso (vide proposta anterior), abre-se espaço para uma discussão mais aprofundada da Participação Social nestes municípios.

PÚBLICO-ALVO
Público Interno: Agentes potencializadores de conhecimento e formadores de redes.
Público Externo: Agentes potencializadores de conhecimento e formadores de redes (membros do Colegiado Territorial Rural da Baía da Ilha Grande, agentes sociais, agentes educadores, membros de sindicatos, conselheiros municipais, participantes de projetos em economia solidária, em educação, em cultura), residentes e/ou atuantes nos municípios da Baía da Ilha Grande (Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro), e demais agentes da sociedade civil interessados.

Ciências Sociais Aplicadas
Período: 20/09/2021 à 20/10/2021