Aprendendo sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem: o Moodle para cursistas.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser definido como um ambiente de comunicação simultânea ou não, no qual permite o aprendizado de maneira virtual, contando com ferramentas que permitem a interação entre os alunos, professores e tutores de diversas formas diferentes (Meyer. 2022). O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem se tornado cada vez mais comum, sobretudo com o avanço da utilização das novas tecnologias. Conforme aponta Lima e Faria (2020), a educação à distância representava, em 2017, 21,20% das matrículas de graduação no Brasil. De lá para cá, segundo o Censo da Educação Superior, realizado em 2022, os cursos na modalidade à distância cresceram 189%, representando 17 das 23 milhões de vagas ofertadas neste período (Brasil, 2022)
Existem diversos AVA’s disponíveis para a utilização hoje, como o Google Classroom, o Microsoft Teams e o Moodle, cada qual com sua especificidade, fornecem uma gama de instrumentos e recursos para que ao utilizar o software, o usuário tenha uma experiência completa de aprendizagem, com a interação promovida pelas ferramentas disponíveis. No caso dos AVA’s citados, O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software “livre”, o qual pode ser configurado de acordo com o objetivo e a proposta pedagógica do curso ou disciplina. Isso permite que haja um fornecimento de um conjunto de ferramentas mais flexível para apoiar tanto a aprendizagem quanto os cursos totalmente online. Ademais, ele integra facilmente tudo o que é necessário para um curso, seja no uso de uma gama completa de recursos embutidos, seja na inclusão de ferramentas colaborativas externas, tais como fóruns, wikis, chats e blogs (MOODLE, 2022).
Neste curso, pretende-se introduzir o cursista ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, para que ele possa compreender as múltiplas funcionalidades do software e melhor a sua condição como aluno em outros cursos oferecidos dentro da plataforma, seja na UFRRJ ou em outras instituições de ensino públicas. Logo, nosso objetivo principal é que o aluno conclua o curso aprendendo a utilizar as funcionalidades básicas disponíveis e aprenda a diferença entre os AVA’s.

Ciências Humanas
A Distância