Afetividade e cognitividade nos processos de ensino e de aprendizagem em escolas de área rural (PPESCE)

Pensar em uma educação significativa para as escolas de áreas rurais é consolidar alicerces firmes comprometidos na formação cidadã dos educandos e também preocupasse em atender as reais necessidades, sem dar margens a um resultado de desigualdade e exclusão.(…)Com a intenção de estreitar os vínculos afetivos a favor do processo de ensino aprendizagem, o objetivo é que o educando aproprie-se do conhecimento. Desta forma, contribuir para um ambiente escolar acolhedor, incentivador diante das dificuldades é fundamental e para isto, o professor precisa realizar uma práxis pedagógica pauta na realidade vivida pelo educando. Cunha (2008) vai dizer que desenvolver o afeto é algo determinante na vida do aluno, pois quando o educando é compreendido sentisse o desejo de aprender e como consequência este saber adquirido eleva sua autoestima e o torna incentivado. O autor esclarece ainda que: “Há professores – mesmo com pouquíssimos recursos – que afetam tanto que são capazes de transformar suas aulas em dínamos de inteligência, mesmo recitando o catálogo telefônico. pode ser um exagero usar o catálogo como metáfora, mas na verdade, em nossa memória, o que mais conservamos são as coisas que nos afetam, para o bem ou para o mal” (CUNHA, 2008, P.69).

Público Interno e Externo: Docentes, discentes, comunidade escolar e todos que de alguma maneira integram o universo do ensino e aprendizagem.

Ciências Humanas
Período: 16/08/2021 à 16/09/2021