Adubação Verde Localizada e Verdeponia no Cultivo Orgânico de Olerícolas – PPESCE

A biomassa vegetal não compostada pode ser usada, como fonte de adubo, na produção agrícola, no paisagismo ou na produção de mudas e plantas em vasos. A fermentação e a compostagem dos materiais podem levar a perda de nutrientes, além de necessitarem de um tempo maior para estabilização. Os adubos orgânicos frequentemente usados, como cama de aviário e o esterco bovino, são de difícil obtenção em algumas regiões e possuem custo elevado, podendo apresentar elevada contaminação química. Os substratos disponíveis no mercado usualmente recebem adição de fertilizantes minerais e empregam matérias-primas não renováveis em sua composição. Os solos presentes em ambientes tropicais em sua maioria apresentam baixa fertilidade natural devido ao processo de intemperismo e a perda de nutrientes do perfil por lavagem. Os adubos verdes contribuem para a reciclagem de nutrientes e manutenção da fertilidade do solo. As leguminosas são usadas devido a sua capacidade de associação com bactérias que são fixadoras de nitrogênio atmosférico, apresentando decomposição e liberação rápida de nutrientes. As gramíneas são plantas capazes de acumular elevadas quantidades de biomassa vegetal, sendo utilizadas para manutenção da biomassa sobre o solo por um período elevado. As misturas dessas biomassas podem apresentar características interessantes. Coberturas vegetais podem ser geradas de podas programadas, favorecendo a reciclagem de nutrientes na própria unidade agrícola. A Verdeponia consiste no uso de biomassa vegetal não compostada como fonte de nutrientes no cultivo em vasos sem a necessidade de compostagem prévia. Neste sistema os vasos são preenchidos com biomassa vegetal, uma camada de solo é adicionada sobre a biomassa e um núcleo de solo tem a função de receber as mudas e auxiliar na sustentação inicial, a liberação de nutrientes ocorre pela mineralização da biomassa vegetal presente nos vasos. Nos vasos a biomassa vegetal é concentrada próximo ao sistema radicular das plantas por possuir baixo teor de nutrientes, indo para o campo a ideia era manter essa característica. O termo Adubação Verde Localizada foi empregado para essa nova abordagem, no campo foram abertos berços para a deposição da biomassa vegetal não compostada na área de exploração do sistema radicular das culturas, de maneira concentrada, sem revolvimento do solo para se obter altas produtividades. Em função das experiências em vasos uma camada de solo sem adubação buscar cobrir o material, funcionar como suporte para o desenvolvimento inicial e facilitar a distribuição da água. As adubações de cobertura com biomassa não compostada vão enriquecer os berços localmente, os cultivos sucessivos vão permitir construir fertilidade localmente e não em toda área de cultivo. A agricultura familiar desempenha diversas funções na sociedade que vão desde a produção de alimentos, geração de renda, capacidade de geração de empregos diretos e indiretos e conservação da biodiversidade agrícola, florestal e dos recursos hídricos. O fortalecimento da agricultura de base familiar é fundamental para garantir a segurança alimentar e a produção de alimentos. A menor dependência de insumos externos com a gestão da biomassa vegetal permite ao agricultor autonomia na produção.

PÚBLICO ALVO

Público Interno: Agricultores familiares, jardineiros e produtores agrícolas/Faixa etária: 15 até 65 anos – Ensino fundamental incompleto, médio e superior. Estudantes de graduação e pós-graduação/ Faixa etária: 15 até 65 anos – Ensino superior completo ou cursando. Estudantes de ensino médio ou técnico/Faixa etária: 15 até 65 anos – Ensino Fundamental completo. Pré-requisitos: conhecimentos básicos sobre agricultura tradicional e urbana, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar e nutricional.

Público Externo: Agricultores familiares, jardineiros e produtores agrícolas/Faixa etária: 15 até 65 anos – Ensino fundamental incompleto, médio e superior. Estudantes de graduação e pós-graduação/Faixa etária: 15 até 65 anos – Ensino superior completo ou cursando. Estudantes de ensino médio ou técnico/Faixa etária: 15 até 65 anos ? Ensino Fundamental completo. Pré-requisitos: conhecimentos básicos sobre agricultura tradicional e urbana, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar e nutricional.

Ciências Agrárias
Período: 08/05/2023 à 08/06/2023