A relação entre futebol e história: perspectivas de pesquisa (PPESCE)

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, bem como um daqueles com maior capacidade de mobilização. Devido a isso, é utilizado como instrumento político ou de resistência, seja por governos ou não, sendo esse fenômeno cada vez mais estudado por diversos pesquisadores. Nesse contexto, é expressivo, nos últimos anos, o aumento dos estudos que utilizam o futebol como objeto de pesquisa, com as mais diversas perspectivas. Dessa forma, o curso propõe debater as relações entre política e futebol, tendo como palco o cenário sul americano, com foco no Brasil e, em menor escala, o europeu. O curso se divide em duas partes: a primeira demonstra a questão do futebol na guerra dos Balcãs; a relação do governo turco com um clube de Istambul; um clube popular de Santiago, como fator de união da população chilena; e a aproximação do General Videla com o a seleção argentina. A segunda parte foca nas diversas relações entre a ditadura militar brasileira e o futebol, debatendo as interferências do governo na seleção, nos campeonatos e nas construções de estádios, bem como as formas de resistências movidas por alguns setores do futebol contra a ditadura. Portanto, esse curso visa apresentar para a comunidade alguns dos estudos desenvolvidos sobre esse esporte, tão presente no cotidiano de boa parte da população, além de informar sobre a possibilidade de pesquisa para aqueles que desejam ou cursam a graduação em história e queiram trabalhar com o futebol, e como instrumento de ensino para professores que desejam abordar o futebol em sala de aula. Finalmente, objetiva-se demonstrar a todos que se interessam pelo esporte, que o futebol é mais que um entretenimento, e que o próprio indivíduo, desempenhando o seu papel de torcedor, também é ator ativo em todos esses cenários.

Público Interno: Estudantes de ensino médio (técnico), graduação e pós-graduação com interesse no assunto internos a UFRRJ.
Público Externo: Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação com interesse no assunto externos a UFRRJ, bem como professores do ensino básico.

Ciências Humanas
Período: 16/08/2021 à 16/09/2021