A História Oral e seus usos: interlocuções entre a história escrita e a história vivida

O uso da história oral como metodologia de pesquisa pode permitir o conhecimento de vivências e experiências, as quais teriam grandes chances de ser ignoradas por perspectivas macro ou totalizantes. Além disso, os testemunhos coletados a partir de entrevistas não devem ser entendidos apenas como uma fonte de informações, pois, apresentam uma dimensão em profundidade, ou seja, interrogações, diálogos e enunciados nos quais o passado alcança o presente. Nesse sentido, a história oral se apresenta como uma metodologia de pesquisa qualitativa ancorada na relação entrevistador e entrevistado, na qual o êxito da entrevista depende, fundamentalmente dos momentos a antecedem, dado que a preparação para a coleta de depoimentos é parte fundamental do trabalho. Com efeito, o testemunho se apresenta como um exercício complexo onde se mesclam visões, oralidades e narrativas imersas em uma relação de complementariedade e conflito, dado que o ato de testemunhar é uma aproximação entre o real e o simbólico, por conseguinte, entre passado e presente, onde ocorre a transformação da experiência em algo comunicável e passível de ser compreendido pelo interlocutor. A apreensão do testemunho possibilitou a abertura de uma janela interligando a história escrita à história vivida. Com efeito, as fontes orais enriquecem as análises historiográficas e contribuem para o estudo das dinâmicas referentes a constituição de narrativas sobre o passado, bem como o modo com o qual o depoente interpreta seu papel em meio a um grupo social, por exemplo. O abrir das janelas é uma alternativa à atomização do indivíduo, devolve a palavra ao sujeito e torna possível a apreensão de sua experiência, ao mesmo tempo, em que torna o indivíduo cognoscível. Portanto, o emprego da história oral auxilia na investigação das formas de transmissão e transformação da memória, bem como o estudo de suas “distorções” enriquecendo a compreensão dos valores coletivos e das ações de um grupo.

Público Interno(faixa etária, escolaridade): alunos matriculados no curso de graduação em História da UFRRJ.
Público Externo: professores da rede pública e privada de ensino que se interessem pela temática da história oral, memória, história do tempo presente e usos do passado.

Ciências Humanas
Período: 04/07/2022 à 31/07/2022