A inserção de práticas projetuais construtivas no ensino de Arquitetura e Urbanismo tem se mostrado essencial para uma formação mais completa, crítica e integrada dos estudantes. Nesse contexto, o desenvolvimento de pequenos pavilhões em MDF (Medium Density Fiberboard) surge como uma estratégia pedagógica de grande relevância. Tais estruturas, por suas características de escala reduzida, facilidade de manuseio e viabilidade econômica, permitem que alunos experimentem de forma concreta a relação entre concepção, fabricação e montagem arquitetônica, superando a limitação do ensino tradicional baseado exclusivamente em representações bidimensionais e modelos digitais.
Em sua oitava experiência deste tipo, o Laboratório de Lógica Computacional e Fabricação Digital, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, visa a construção de laços acadêmicos com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Faremos a montagem de um pavilhão de MDF com quatro metros de vão entre apoios, constituído por 200 barras e 100 ligações, no campus da PUC, com participação de estudantes de graduação e pós-graduação das duas Instituições.