Dispositivos de prática para a aprendizagem de Português e de Espanhol na Educação Básica

Esse curso de extensão, como uma ação vinculada à linha de Pesquisa “Ensino de Língua Materna (LM) e Ensino de Língua Estrangeira (LE)” do Grupo de Pesquisa VARIUS/CNPq-UFRRJ, visa apresentar conceitualmente o paradigma da aprendizagem e da comunicação proposto por Pacheco (2019), além de partilhar dispositivos de prática exitosos construídos e partilhados por pibidianos do subprojeto “PIBID LETRAS/UFRRJ/IM – Subprojeto Interdisciplinar: “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes”, do edital CAPES nº23/2022, sob coordenação das professoras Maristela Pinto e Debora Zoletti, focando na avaliação diagnóstica (Martins, 2012), na interdisciplinaridade (Frigotto, 2010), no uso ético e consciente das tecnologias (Schroeder e Pereira, 2013), visando tanto o letramento digital (Rezende, 2016)quanto o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que perpassem os domínios linguistico-cultural, social e cognitivo (Zoletti e Pinto, 2021). Visa, também, que os participantes se instrumentalizem e logrem construir seus próprios dispositivos de prática. Esperamos, com esse curso, partilhar o conhecimento construído ao longo do mencionado subprojetoPibid/Letras/Português e Espanhol/IM/UFRRJ e contribuir na formação de licenciandos e de professores já atuantes em salas de aula da educação básica.

Linguística, Letras e Artes
Os encontros serão às segundas feiras, das 13 às 16h, no período de 23/09 a 04/11, no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.
Período: 23/09/2024 à 04/11/2024
Vagas: 50
Carga Horária: 21
Inscrição: 11/09/2024 à 20/09/2024
Pular para o conteúdo