A proposta desse curso é trazer uma reflexão mais atualizada sobre temas emergentes na Cultura Digital contemporânea, em sua cadência social, tendo em vista os novos multiletramentos em curso e as possibilidades e transformações trazidas pela Inteligência Artificial nesse período recente da humanidade.
Pretendemos, inicialmente, aprofundar um olhar sobre o modus operandis da Cultura Mobile, entendida como um conjunto de práticas, comportamentos e hábitos culturais que emergem com o uso pós-massivo de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, na vida cotidiana. Ela engloba a maneira como as pessoas se comunicam, consomem conteúdo, interagem socialmente, trabalham e se entretêm através desses dispositivos. A cultura mobile está intimamente ligada à conectividade constante e à mobilidade, permitindo que os indivíduos acessem informações, realizem tarefas e mantenham conexões sociais de qualquer lugar e a qualquer momento.
Secundariamente, entendemos que essa cultura mobiliza e opera com novos letramentos digitais (LD). Os LD, ou multiletramentos, já que são diversas as novas habilidades que a cultura digital em especial a mobile agenciam, podem incluir as novas práticas de leitura e escrita que surgiram com o advento das tecnologias digitais e a internet. Na era dos dispositivos móveis, em particular, envolve a capacidade de navegar e se engajar com uma diversidade de formatos de mídia, utilizando habilidades críticas e criativas para interpretar e produzir conteúdos que são consumidos em dispositivos móveis.
E, por fim, com o advento da famigerada Inteligência Artificial (IA)novos desafios e oportunidades foram forjados para o ambiente digital . A IA, de fato, altera as competências necessárias para interpretar e criar conteúdo em tempos de cibercultura, e é preciso, por isso, a promoção de uma reflexão crítica sobre as habilidades e estratégias que indivíduos e sociedades precisam desenvolver para se adaptar a essa realidade em constante evolução.