Direitos e saberes feministas em tempos de pandemia

A disseminação da Covid-19 tem gerado uma crise sanitária, sem precedentes no país, e intensificado as crises social, econômica e civilizatória de profundas proporções, cujos efeitos não são democráticos, nem abstratos; a crise tem gênero, raça e classe. Em decorrência do isolamento social, as mulheres, em especial as mulheres negras, são as mais que mais sofrem os impactos das desigualdades estruturais da sociedade brasileira. Esse processo também afeta a vida acadêmica das mulheres e a própria produção de conhecimento, já dominantemente masculina, branca, ocidental, e heterossexual. Limita as possibilidades de produção de um conhecimento elaborado por mulheres, e que analisem e tratem de questões de pesquisa voltadas para enfrentar problemas das mulheres. Esse curso de extensão busca compreender e registrar os efeitos desiguais da crise, promovendo e difundindo a construção e troca de conhecimentos e ações políticas de ação afirmativa. O curso buscará promover a troca de conhecimentos, saberes e ações políticas em torno das desigualdades de gênero e raça e violações de direitos no contexto da pandemia do Covid-19. O programa será abordado a partir de uma perspectiva feminista interseccional, privilegiando os enfoques de gênero, raça, e classe como categorias analíticas e históricas, utilizando as contribuições feministas e as análises dos movimentos sociais frente às múltiplas crises que estamos atravessando. Contará com aulas públicas e momentos internos de debate. Faz parte do Programa de Bolsas Institucionais em Projetos de Extensão em Direitos Humanos Edital Nº 26/2020 – PROEXT/UFRRJ – Programa de Ações em Direitos Humanos e Cidadania – PJ005- 2020.

Interno: Docentes, discentes e técnicos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRRJ
Externo: Docentes, discentes e técnicas de outras universidades e escolas, organizações e movimentos sociais.

Ciências Humanas
Curso Online