Lógica Computacional em Arquitetura e Design

Esta proposta é dirigida ao Edital Nº 01/2021 – Escola de Extensão – PROEXT/UFRRJ – Submissão de propostas de Cursos Institucionais de Extensão e está voltada para todos professores e estudantes de Arquitetura e Urbanismo que desejem dar os primeiros passos nos estudos de programação em ambiente Computer-Aided Design (CAD) e de modelagem em Building Information Modeling (BIM) e City Information Modeling (CIM). Serão apresentados os fundamentos dos aplicativos Revit, Rhinoceros3D e Grasshopper e de programação em Python, com aplicações em Arquitetura. A proposta didática do curso de programação é baseada no conceito de reutilização de códigos: a cada semana, serão apresentados temas em ordem crescente de complexidade e um pequeno projeto em ambiente Grasshopper, que o participante deverá adaptar para uma nova aplicação em sua área de interesse. Na etapa “BIM”, os participantes irão elaborar o modelo do projeto apresentado com apoio de videoaulas e material didático. Não são exigidos pré-requisitos, além de conhecimento básico de Espanhol e Inglês (suficiente para leitura), gosto pelo raciocínio lógico e uma boa base dos conteúdos de Matemática do ensino médio. Os participantes deverão dispor de computador pessoal com a distribuição mais recente do Rhinoceros (release 7) e a versão educacional do Autodesk Revit, além de conexão de internet estável. Os encontros serão completamente remotos, sempre aos sábados pela manhã. Este curso é uma iniciativa do Laboratório de Lógica Computacional e Fabricação Digital (LOGIFAB), do Laboratório de Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (LABINFO) e do Laboratório do Grupo de pesquisa em Transformação de uso, Ocupação e Desenvolvimento Territorial (Lab-Gedur).

Público Interno: Docentes e discentes do Dep. de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ.
Público Externo: Discentes de qualquer curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ciências Sociais Aplicadas
Período: 07/08/2021 à 13/11/2021