Memorial – Graciela Ines Bolzon de Muniz

*Os memoriais apresentam as histórias de mulheres com relevante atuação nas Ciências Florestais.

Professora Graciela Ines Bolzon de Muniz.

” Nasci em uma cidade ao noroeste de Argentina, chamada Santiago Del Estero. Sou filha de imigrantes italianos. Com eles aprendi a dedicação ao trabalho, a honestidade, a lealdade e a austeridade. Estudei em colégios de freiras, destacando-me como umas das melhores alunas. Nunca tive uma falta sequer durante toda minha formação, recebi medalha de distinção e fui homenageada como melhor colega.

Sempre fui muito inquieta e sempre gostei de enfrentar desafios. Desde pequena tive interesse pelas ciências exatas e pelas ciências da vida. Acho que o caminho para trilhar a “engenharia da vida” estava sendo traçado.

Em 1972, entrei no curso de Engenharia Florestal, o primeiro da América Latina, que pertencia à Universidade Nacional de Córdoba. Iniciei minha carreira docente no colégio Agrotécnico em Fernandez e na cidade de Tucuman. Fui professora na Universidade Nacional de Santiago Del Estero por 20 anos, dedicando-me à docência, pesquisa e extensão. Também ocupei a direção de Instituto de Tecnologia da Madeira. Em 2016 obtive o honroso reconhecimento como professora Honorária e Extraordinária dessa Instituição.

Minha relação com a Universidade Federal do Paraná se iniciou em 1980, como parte do convênio com UFPR- UNSE e com a Universidade de Freiburg, Alemanha. Fiz o mestrado e doutorado e em 1994 tive a oportunidade de realizar o concurso para professora titular do Departamento de Engenharia e Tecnologia florestal, integrando-me aos quadros da Universidade Federal do Paraná.

A UFPR não entrou na minha vida por acaso!! Foi acima de tudo o resultado da minha escolha. O objeto de minha apaixonada dedicação nos últimos 24 anos. Ainda que, inicialmente, nunca tivesse a pretensão de ser líder, sempre fui gestora, coordenei diversos projetos, grupos, comissões dentro e fora da nossa universidade. O trabalho nunca me assustou e essas funções acabavam chegando para mim e eu ia assumindo com muito prazer.

Ao longo deste período na UFPR, percorri múltiplos caminhos com vivências e acúmulos de experiências e de conhecimentos em diferentes áreas de atuação. Mas, acima de tudo, tive a oportunidade de estabelecer vínculos, juntar colegas, amigos e aliados, parceiros na construção coletiva da nossa Universidade. Publiquei mais de uma centena de trabalhos em revistas de impacto, capítulos de livros e livros. Atualmente pesquisadora 1A do CNPQ.

Em minha atuação como Coordenadora de Pesquisa na UFPR, em parceria com os pesquisadores, conseguimos levantar, através de editais, mais de 70 milhões para compra de equipamentos de médio e grande porte, assim como edifícios importantes para abrigar pesquisadores de diferentes áreas. Desde 2012 sou coordenadora de Laboratório Central de Nanotecnologia (LCnano) da UFPR associado à plataforma Sisnano -MCTIC.

Assumi o cargo de Vice-Reitora da UFPR, em 2016. Esse tem sido um grande desafio e responsabilidade. Por isso, reafirmo, todos os dias, minha lealdade pessoal e institucional, e a confiança em mim depositada para o exercício de tão importante cargo. É com imensa satisfação e grande orgulho que faço parte desta gestão como vice-reitora e divido esta satisfação com todas as mulheres da UFPR. ”

Graciela Ines Bolzon de Muniz

Redes sociais da professora Graciela Ines Bolzon de Muniz :

Facebook: @Graciela Bolzon
Instagram: @Graciela_Bolzon