Cursos

Os interessados em participar deverão clicar no “LINK PARA INSCRIÇÃO” do curso desejado abaixo. Para mais informações acesse a página “Como Funciona”.

Cursos 2020/2

Estigma social, drogas de abuso e uso terapêutico de substâncias psicoativas – Partes I e II

Resumo do curso:

A utilização de drogas de abuso é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Aliado a isto, está o estigma social e a relação com populações vulneráveis. A preparação de profissionais que atuam na área da saúde, habilitados à aplicação de conceitos sobre drogas de abuso e o uso terapêutico de substâncias psicoativas agrega à formação e fomenta o crescimento de disseminação referenciada de informações, por meio de estratégias de educação em saúde e menor preconceito com as temáticas que envolvem doenças mentais. Neste contexto, a Parte I do curso, com carga horária de 16 horas, irá contextualizar o uso de drogas, bem como colocar o arcabouço conceitual e os mecanismos intracelulares. A Parte II do curso, com carga horária de 20 horas irá abordar a relação do estresse com a utilização de drogas de abuso, assim como abordará com detalhes os mecanismos de ação e perfil de utilização terapêutica.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 36h

VAGAS: 100 vagas

PERÍODO DO CURSO: 04/11/2020 a 24/03/2021

PÚBLICO ALVO:
Interno: Alunos de graduação e pós-graduação
Externo: Trabalhadores da saúde que atuam em saúde mental, estudantes de cursos da área da saúde de graduação ou pós-graduação

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 26/10 a 30/10
LINK PARA INSCRIÇÃO: Clique aqui
(Só estará liberada na data definida acima.)

A transversalidade de gênero nas políticas sociais

Resumo do curso:

O curso faz parte de um planejamento maior contido no projeto de extensão intitulado “Implementação da transversalidade de gênero em políticas sociais: compreensão e diálogos por meio da extensão universitária”, que foi submetido e aprovado no edital nº 26/2020 – PROEXT/UFRRJ, em projetos de extensão em Direitos Humanos. Na referida atividade, pretendemos discutir o conceito de transversaldade e refletir sobre os desafios e a relevância de sua aplicabilidade no âmbito das políticas sociais. Também pretende-se divulgar dados sobre estudo finalzado em julho de 2020 que, originou a atual proposta de atividade de extensão.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 20 vagas

PERÍODO DO CURSO: 17/11 a 10/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Comunidade da UFRRJ como um todo
Externo: Comunidade do entorno da UFRRJ em geral .

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 05/11 a 11/11
LINK PARA INSCRIÇÃO: Clique aqui

(Só estará liberada na data definida acima.)

Cultura e Movimentos Sociais

Resumo do curso:

No contexto da crise estrutural do capitalismo, que tem seu início nos anos 1970, a impossibilidade de bilhares de seres humanos conseguirem se manter vivos no interior da estrutura do capital os tem levado à produção de experiências populares de auto-organização. As massas expulsas para a periferia do campo e da cidade são obrigadas a refazerem as relações comunitárias, produzindo experiências alternativas à barbárie social, a partir da luta por moradia, dos coletivos de cultura alternativa e de outras tantas formas de enfrentamento das opressões, transformando esses territórios em lócus de resistência às formas objetivas de dominação social. É isto que torna possível falar hoje na atualidade histórica da educação popular, que tem sua expressão nas formas embrionárias de crítica do valor.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 30 vagas

PERÍODO DO CURSO: 29/10 a 10/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Estudantes do curso de Serviço Social e outros cursos afins
Externo: Militantes e pesquisadores vinculados a movimentos sociais e organizações comunitárias

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 19/10 a 23/10
LINK PARA INSCRIÇÃO: Clique aqui
(Só estará liberada na data definida acima.)

Janelas narrativas: laboratório de urgências socioliterárias

Resumo do curso:

A proposta do Curso “Janelas narrativas: laboratório de urgências socioliterárias” fora desenhada originalmente no Projeto De linhas, outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos possíveis à contação e à criação de livros em literatura infantojuvenil, ainda em andamento, mas se consolidou com o desenvolvimento da atividade de extensão nos últimos meses, surgindo, pois, como uma demanda efetiva ao longo das contações de histórias e das reuniões/dos encontros com a equipe do Projeto, todos de forma on-line, se confirmando como justificativa de uma escrita experimental, e necessária, como sugere o título do Curso. Tem, assim, como objetivo viabilizar a escrita criativa, reflexiva e estética, e disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de narrativas que reflitam a sociedade e o contexto atual de pandemia. Tem, ainda, como objetivo secundário a publicação desse material produzido ao longo do curso, como um memorial do tempo presente, resgatando experiências, expectativas, medos e anseios vividos neste cenário de adoecimento global.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 32h

VAGAS: 15 vagas

PERÍODO DO CURSO: 03/11 a 26/11

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes, docentes e servidores
Externo: Comunidade

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23/10 a 28/10
LINK PARA INSCRIÇÃO: Clique aqui
(Só estará liberada na data definida acima.)

Propostas didático-pedagógicas em Espanhol Como Le, perpassando os domínios Linguístico, Social e Cognitivo, sob o olhar de uma Abordagem Humanista: foco nos Gêneros do Domínio Publicitário

Resumo do curso:

Neste curso desenvolveremos, a partir de um corpus composto por gêneros do domínio publicitário, propostas didático-pedagógicas de Espanhol como LE, as quais devem, obrigatoriamente, perpassar, igualmente, os domínios linguístico, social e cognitivo (Hodges e Nobre, 2012), com base numa abordagem humanista (Aloni, 2011; Pacheco, 2014). Tais propostas se fundamentam na intenção de consolidação de uma escola que, enquanto espaço de construção de conhecimento e de transformação social, considere o sujeito-aprendiz como o foco da prática educativa. Que esse espaço seja capaz de explorar os conhecimentos, verdadeiramente, significativos, levando em conta as vivências de seus sujeitos como o norte de seu planejamento; que lance um olhar atento para o outro, buscando, assim, uma inter-relação entre as diferentes culturas. Por fim, que seja um lugar cujas atividades, de fato, desenvolvam as múltiplas operações cognitivas dos sujeitos, transformando-os, ao final do processo, em sujeitos ativos, éticos, letrados, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 20 vagas

PERÍODO DO CURSO: 14/10 a 16/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes do curso
Externo: Professores de língua espanhola da escola básica, professores de língua espanhola de cursos livres, graduados em língua espanhola e/ou sujeitos com domínio e interesse em ensino de língua espanhola

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/10 a 08/10

Cultura Visual: Imersão nas Libras – Curso de Libras – Módulo I

Resumo do curso:

O presente projeto foi aprovado pelo Colegiado do Departamento de Letras e Comunicação em reunião de JULHO DE 2019 e registrado em ata de mesma data. No segundo semestre de 2019, o projeto ofertou duas turmas para o curso básico de libras-módulo I e 5 fóruns/palestras. No início de 2020, duas novas turmas foram iniciadas, uma de módulo I e uma de módulo II, mas – em virtude da COVID-19 – interrompemos as aulas. Diante da situação de saúde pública que vivemos, a equipe sentiu a necessidade de reformular o projeto para se adequar a atual situação e, assim, prosseguir com o projeto e com o curso de módulo I (interrompido), considerando os alunos já inscritos na turma e abriremos mais 10 vagas para público interno e externo a UFRRJ. Iniciaremos nessa nova modalidade de trabalhos remotos (home office) com a execução do curso de libras- MÓDULO I de forma online, via plataforma SIGAA, MOODLE, RPN, Meet e ZOOM.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h

VAGAS: 45 vagas

PERÍODO DO CURSO: 14/10 a 18/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes já inscritos no curso em março de 2020 quando era a modalidade presencial
Externo: Geral

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/10 a 08/10

Preparação de Docentes: Curso de Extensão para Professores que atuam em Pré-Vestibulares Populares

Resumo do curso:

Diante das restrições às aulas presenciais, muitos estudantes que se preparavam para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) interromperam seus estudos. Alguns cursos de pré-vestibular conseguiram implementar novas rotinas com a virtualização de suas atividades, mas muitos dos chamados “pré-vestibulares populares” não dispõem de estrutura ou recursos suficientes para tal iniciativa. Da mesma forma, muitos professores não foram ensinados a pensar sobre o uso de ferramentas e tecnológicas e outros recursos para a construção de suas aulas. Diante disso, a presente proposta pretende ofertar um curso de extensão de 30 h/a para preparação de professores e futuros professores de História para atuarem em cursos de pré-vestibular com ferramentas virtuais. Serão ao todo até 10 sessões realizadas aos sábados em plataformas virtuais, das quais 5 serão formativas e as outras 5 serão de atividades práticas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 15 vagas

PERÍODO DO CURSO: 10/10 a 12/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Estudantes da graduação em História; Pós-Graduandos
Externo: Graduandos em História; pós-graduandos; interessados em geral

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 28/09 a 02/10

De Pharmakon Natura: Um novo olhar sobre os Fármacos desde a sua Manufatura até a Ação Biológica

Resumo do curso:

Os farmacos apresentam diferentes propriedades químicas e farmacológicaas que explicam seus diferentes mecanismos de ação biológica. Para caracterizarmos e compreendermos melhor a atividadde de cada farmaco, precisamos conhecer suas características estruturais e fisico-químicas, e parâmetros farmococinéticos, bem como empregar técnicas de caracterização e análise, além de empregar modelos químicos e famacológicos. Neste curso, serão utilizados exemplos atuais e de elevada importância química e farmacêutica, como por exemplo, farmacos utilizados no tratamento da COVID-19.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 90h

VAGAS: 80 vagas

PERÍODO DO CURSO: 23/09 a 11/12

PÚBLICO ALVO:
Interno: Estudantes de graduação e pós graduação.
Externo: Estudantes de graduação e pós-graduação.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 14/09 a 21/09

A Universidade e a Formação Docente: Questões Teóricas e Práticas na Formação do Professor 2

Resumo do curso:

O presente projeto tem origem no momento mundial, especialmente delicado que atravessamos. Objetiva uma interlocução entre a Universidade, que se encontra ativa em trabalho remoto, e os discentes do curso de Pedagogia.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 50 vagas

PERÍODO DO CURSO: 14/09 a 17/10

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes do curso de Pedagogia.
Externo: Professores de redes públicas.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 07/09 a 11/09

Direitos Humanos para Todos (2ª EDIÇÃO)

Resumo do curso:

O curso mostra a trajetória dos direitos humanos, considerando que sua construção esteve articulada com os diversos momentos políticos e econômicos que a humanidade viveu, e apresenta um painel atual dos direitos humanos com suas diversas matizes, conflitos, divergências e ambiguidades. É tema do curso também, a apresentação de vários documentos internacionais de direitos humanos e de autores que contribuíram para seu desenvolvimento, e sua influência no Direito brasileiro a partir de uma visão constitucional.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 60 vagas

PERÍODO DO CURSO: 16/09 a 24/11

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes e técnicos da UFRRJ.
Externo: Comunidade da Baixada Fluminense.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 07/09 a 11/09

Cursos 2020/1

Leitura e interação em língua espanhola

Resumo do curso:

Este curso tem como objetivo trabalhar atividades que desenvolvam habilidades da comunicação em língua espanhola pelo viés da Leitura Crítica e da Interculturalidade, utilizando um corpus de produção (oral e escrita) situado na contemporaneidade.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 50 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 16/06 a 14/07

PÚBLICO ALVO:
Interno: Alunos de Graduação.
Externo: Alunos de 3º ano do Ensino Médio, Graduação e Professores de Espanhol na Educação Básica.

Elaboração e Avaliação de Artigos Científicos

Resumo do curso:

A disciplina tem por objetivos fornecer subsídios teóricos sobre a elaboração de artigos científicos e sobre a avaliação de artigos científicos.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 50 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 29/06 a 10/07

PÚBLICO ALVO:
Interno: Discentes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação na UFRRJ.
Externo: Discentes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior.

Laboratório remoto de Arduino básico

Resumo do curso:

O Arduino é uma plataforma de baixo custo muito utilizada para prototipagem em Sistemas de computação/eletrônica do tipo hardware e software (open source). Atualmente, verifica-se a sua utilização num amplo espectro da educação, indo desde aulas no ensino médio/profissionalizante ao suporte de dissertações de mestrado. O caráter multidisciplinar do uso do Arduino abrange uma gama de aplicações que são listadas, simplificadamente, a seguir: automação de sistemas, controles diversos, sistemas de aquisição de dados, sistemas de vigilância, sistemas de acesso a informações remotas, sistemas robóticos, sistemas domóticos, sistemas automotivos, sistemas agrícolas diversos, internet das coisas, vários modelos de comunicação, construção de nós redes de computador, entre outras.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 10 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 15/06 a 04/08

PÚBLICO ALVO:
Interno: alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e professores da UFRRJ.
Externo: não terá.

Curso de Libras Instrumental

Resumo do curso: 

A língua brasileira de sinais, reconhecida pela Lei 10.436/02 como o sistema linguístico das Comunidades Surdas brasileira, é essencial para a educação e a sociedade, uma vez que se constitui numa das línguas e culturas de nossa diversidade brasileira.
Área do CNPQ: Linguística, Letras e Artes

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 45 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 16/06 a 21/07

PÚBLICO ALVO
Interno: Discentes, Docentes e Técnicos-Administrativos da UFRRJ.
Externo: Não tem.

Imagens, narrativas e representações sociais em redes de solidariedade nos tempos da pandemia

Resumo do curso:

A história moderna da humanidade jamais atravessou período tão trágico quanto o atual marcado pela pandemia que nos assola. Entretanto, surpreendemo-nos com as ações solidárias e humanísticas individuais e coletivas que explodem além do surto desumano e egoísta de alguns.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 70 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 18/06 a 20/08

PÚBLICO ALVO
Interno: Estudantes do curso de graduação
Externo: Professores da rede pública de ensino

 

Phyton para Data Science

Resumo do curso:

Introdução de técnicas de ciências de dados através de programação em linguagem Python. Preparar e capacitar alunos e professores para compreender o fenômeno dos grandes volumes de dados (Big Data) e se apropriar dos fundamentos, técnicas e ferramentas para Data Science; Usar algoritmos inteligentes para resolver problemas com grandes volumes de dados; Extrair, organizar e combinar dados, estruturados ou não, numéricos ou textuais, para a modelagem estatística de problemas práticos.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 40 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 13/06 a 15/07

PÚBLICO ALVO:
Interno: Alunos de graduação e professores das áreas de computação, engenharia, tecnologia e afins.
Externo: Alunos de graduação e professores das áreas de computação, engenharia, tecnologia e afins.

Pesquisa, Formação e Narrativas

Resumo do curso:

O projeto de extensão “Pesquisa, Formação e Narrativas” constitui-se de espaço-tempo virtual para discussão e práticas sobre formação docente, narrativa e pesquisa no campo das Ciências Sociais. As aulas serão dialogadas sobre os temas propostos, estudos de textos, vídeos e palestras que ampliarão a complexidade do debate. Por meio da narrativa, os sujeitos participantes serão convidados a conversar e refletir sobre suas experiências, histórias de vida e contação de forma a que a voz/palavra de cada um(a) possa ser (re)significada nesse momento de isolamento social.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 20 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 16/06 a 04/08

PÚBLICO ALVO:
Interno: Comunidade em geral, professores da educação básica das redes públicas e privadas, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Humanas e estudantes de pós-graduação. Pesquisadores e comunidades interessadas em pesquisa narrativa e formação docente
Externo: Professores, Pesquisadores.

Paulo Freire em Tempos de Distanciamento Social

Resumo do curso:

Paulo Freire (1921-1997) foi um personagem do século XX. Permanece atual no século XXI? Em tempos de distanciamento social, qual a relevância do legado de Paulo Freire? O curso pretende percorrer algumas obras de Paulo Freire para discutir a atualidade e a importância da sua obra diante dos desafios da educação popular na Contemporaneidade.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 35 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 18/06 a 19/08

PÚBLICO ALVO:
Interno: Alunos/as da graduação e da pós-graduação
Externo: Professores/as das redes públicas de ensino.

Decolonialidade, Interculturalidade Crítica e Relações Étnico-Raciais: desafios didático-pedagógicos

Resumo do curso:

Neste curso, refletiremos sobre a decolonialidade no ensino, sob o viés intercultural crítico, apresentando não só um breve percurso teórico, mas sua relação com práticas pedagógicas que construam a valorização da diversidade cultural e étnico racial na sala de aula.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h

VAGAS: 30 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 16/06 a 07/07

PÚBLICO ALVO:
Interno: Estudantes da graduação e pós-graduação
Externo: Professores do ensino básico.

Aplicação da Modelagem Matemática no cálculo da economia do consumo de água

Resumo do curso: 

A modelagem matemática, no sentido estrito, tem como ideia fundamental o uso de relações matemáticas para a compreensão de fenômenos da realidade. Neste curso, os alunos serão convidados a analisar uma situação-problema aberta, levando-os a assumirem hipóteses, bem como a mobilizar conhecimentos matemáticos para analisá-la, podendo ou não construir um modelo.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 40 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 15/06 a 19/06

PÚBLICO ALVO:
Interno: Alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia
Externo: Professores do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; alunos do Curso de Formação de Professores e de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

 

Direitos Humanos para Todos

Resumo do curso: 

Há um arcabouço conceitual importante, enriquecido com temas atuais, divergências que se encontram no meio acadêmico, nos tribunais, no âmbito governamental e mesmo entre organizações ativistas. Todos estes atores sociais influenciam definitivamente no desenho e conformação do que são os direitos humanos na atualidade.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 40 vagas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04/06 a 08/06

PERÍODO DO CURSO: 17/06 a 09/09

PÚBLICO ALVO:
Interno: Geral
Externo: Geral

Transformações do Direito e das Relações Internacionais em Tempos de Pandemia

Transformações do Direito e das Relações Internacionais em Tempos de Pandemia

Objetivos do curso

Os reflexos da pandemia de Covid-19 se fazem sentir em diferentes áreas das relações
internacionais. O enfrentamento das consequências nocivas que decorrem da pandemia são problema global, que demanda respostas igualmente globais. Nesse sentido, é importante conhecer os reflexos em matéria de saúde global, meio ambiente, relações
trabalhistas, direitos humanos, migrações, comércio, investimentos de modo a identificar e estruturar respostas coordenadas em nível internacional.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 60 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 16/05 a 20/05

PERÍODO DO CURSO: 25/05 a 19/06

PÚBLICO ALVO:

Interno: Alunos de graduação e pós-graduação, principalmente das áreas de Direito e Relações Internacionais
Externo: Profissionais das áreas de Direito e Relações Internacionais.

Ensino Superior e Produtividade Acadêmica em tempos de Pandemia

Ensino Superior e Produtividade Acadêmica em tempos de Pandemia

Objetivos do curso

Apresentar as transformações ocorridas no ensino superior brasileiro e a forma como a produção acadêmica está atrelada a estas mudanças, problematizando o papel da universidade pública e a forma como a demanda de produção acadêmica vêm acompanhando esse momento de crise advindo da pandemia do COVID-19.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 35 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 07/05 a 11/05

PERÍODO DO CURSO: 18/05 a 10/06

PÚBLICO ALVO:

Interno: Discentes do curso de Pedagogia do IM/UFRRJ
Externo: Professores/as das redes públicas de ensino.

Movimento de Mulheres Negras na América Afro Latina

Movimento de Mulheres Negras na América Afro Latina: Olhares sobre Argentina, Peru e Uruguai

Objetivos do curso

Este minicurso, de trinta horas, traduz-se numa oportunidade de trazer a público, uma parte importante dos resultados de minha pesquisa e das vozes das ativistas com as quais dialoguei, na Argentina, Uruguai e Peru, durante o meu pós doutorado (agosto 2018 /julho 2019), no âmbito do departamento de Ciências Sociais da Pontificia Universidad Catolica del Peru, intitulado INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO E RAÇA: O MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS NA AMÉRICA AFRO LATINA (PERU, URUGUAI E ARGENTINA). Ao mesmo tempo, este minicurso situa-se em meio a algumas datas referenciais para o movimento negro latino americano, no ano de 2020: 1) Vinte oito anos do I Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, na República Dominicana (1992); 2) dezenove anos da III Conferencia Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas em Durban, África do Sul (2001); 3) quinto ano da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) celebrada pela ONU. Neste sentido, Speck (1999) refere-se à existência de um padrão próximo empregado pelos estados nacionais Latino Americanos para a construção de uma identidade nacional. Questões como mestiçagens, arianismo, democracia racial, indigenismo, estavam imbricados.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 100 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 07/05 a 11/05 

PERÍODO DO CURSO: 19/05 a 11/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: estudantes e professores de diferentes áreas do conhecimento, bem como para ativistas dos movimentos sociais.
Externo: Aberto aos interessados.

Elaboração e Avaliação de Artigos Científicos

Elaboração e Avaliação de Artigos Científicos

Objetivos do curso

A disciplina tem por objetivos fornecer subsídios teóricos sobre a elaboração de artigos científicos e sobre a avaliação de artigos científicos

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 20 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/05 a 06/05

PERÍODO DO CURSO: 11/05 a 22/05

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Discentes e docentes de cursos de pós-graduação na UFRRJ
Externo: Discentes e docentes de cursos de pós-graduação de outras instituições no estado de Rio de Janeiro.

 

A Universidade e a Formação Docente: questões teóricas e práticas na formação do professor

A Universidade e a Formação Docente: questões teóricas e práticas na formação do professor

Objetivos do curso

Compreender questões contemporâneas que atravessas as práticas pedagógicas na Educação Básica

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 40 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/05 a 06/05

PERÍODO DO CURSO: 12/05 a 25/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Discentes dos cursos de licenciatura
Externo: Professores das redes públicas de ensino.

 

Gerenciamento de Resíduo de Serviço de Saúde

Gerenciamento de Resíduo de Serviço de Saúde

Objetivos do curso

Atualizar os conhecimentos para a melhor adequação do manejo dos resíduos gerados nos serviços de saúde, conforme regulamentação vigente, na perspectiva da formação de multiplicadores desses conhecimentos.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 80 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/05 a 06/05

PERÍODO DO CURSO: 11/05 a 11/07

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Profissionais da área de saúde (programa de residencia e saúde, graduandos em
medicina veterinária e farmácia, servidores que atuem em área de saúde)
Externo: Profissionais da saúde que atuem em clinicas humanas e veterinárias ao redor.

 

Gênero e Sexualidade Sob Ataque na Escola

Gênero e Sexualidade Sob Ataque na Escola

Objetivos do curso

Compreender a importância dos Estudos de Gênero nas Ciências Humanas e Sociais, sua constituição como campo científico e suas relações com o Feminismo, com as categorias de sexualidades, raça e classe, e com a didática da educação básica.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

VAGAS: 50 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/05 a 06/05

PERÍODO DO CURSO: 11/05 a 19/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Alunos e alunas da graduação e pós-graduação
Externo: Professores e professoras da rede pública de ensino

 

Vis medicatrix naturae: modelos químicos e cinéticos para a ação dos fármacos

Vis medicatrix naturae: modelos químicos e cinéticos para a ação dos fármacos

Objetivos do curso

Os fármacos possuem diferentes características físico-químicas que explicam suas propriedades e são importantes para sua atividade biológica. Para que um fármaco atue em sistema biológico, ele precisa ser absorvido e distribuído para o local de ação; além disso, precisa-se definir uma via de administração, adequada à ação biológica, e um modelo cinético que nos permita estudar e fazer predições sobre a absorção, distribuição e eliminação do fármaco. Este curso visa estudar os fármacos a partir dos parâmetros físico-químicos e estruturais que são determinantes para uma completa ação de um fármaco (pH, pKa, solubilidade, lipofilicidade, caráter ácido-base, etc.) e os modelos cinéticos para caracterização dos processos responsáveis para a chegada do fármaco à biofase e sua posterior eliminação.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 40 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 02/05 a 06/05

PERÍODO DO CURSO: 11/05 a 12/06

PÚBLICO ALVO:

Interno: Estudantes de ensino superior que já tenham feito Química Geral e Cálculo 1
Externo: Estudantes de ensino superior que já tenham feito Química Geral e Cálculo 1.

Os filósofos e o medo da morte

Os filósofos e o medo da morte

Objetivos do curso
Abordar de maneira filosófica e aprofundada um tema central que tem mobilizado a sociedade e o debate público no Brasil e no mundo a partir da Pandemia do Covid-19, orientando inclusive decisões políticas de governantes e estabelecendo parâmetros para as políticas de saúde pública mediante práticas recomendadas pela OMS de isolamento social.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 80 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 24/04

PERÍODO DO CURSO: 29/04 a 03/07

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Alunos de graduação e de pós-graduação em filosofia da UFRRJ
Externo: Alunos de graduação e pós-graduação em filosofia de outras Universidades do RJ

 

Situação Fiscal do Rio de Janeiro e Estados Selecionados

Situação Fiscal do Rio de Janeiro e Estados Selecionados, Anos 2015 a 2019, e Suposições das Dificuldades Fiscais Federal e Estaduais pós Pandemia Coronavírus

Objetivos do curso
Estudar a situação fiscal recente dos 27 entes subnacionais e individualmente do RIo de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para conhecimento de como são formados o potencial financeiros do Estados e suas dificuldades de caixa. .

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 70 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 28/04

PERÍODO DO CURSO: 29/04 a 19/05

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Estudantes e Profissionais de Ciências Econômicas, Contabilidade Públicas, Direito.
Externo: Servidores Publicos em cargos de Tributação e Orçamento, Advogados, Economistas, Administradores.

Imagens, narrativas e representações sociais em redes de solidariedade nos tempos da pandemia

Imagens, narrativas e representações sociais em redes de solidariedade nos tempos da pandemia

Objetivos do curso
Produzir roteiro para documentário audiovisual a registrar as narrativas dos protagonistas das ações solidárias a partir de estudos de teóricos críticos e reflexivos de demandas populares e contextos contemporâneos a ocupar os espaços de formação face ao abandono do estado das populações em situação de vulnerabilidade social.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 35 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 29/04

PERÍODO DO CURSO: 30/04 a 02/07

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Estudantes da graduação e da pós graduação.
Externo: Docentes da rede pública de educação.

Paulo Freire em Tempos de Distanciamento Social

Paulo Freire em Tempos de Distanciamento Social

Objetivos do curso
Discutir o legado de Paulo Freire diante do duplo que representa o “distanciamento social”, o contexto social do neoliberalismo e a problemática do poder em tempos de pandemia..

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 35 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 24/04

PERÍODO DO CURSO: 30/04 a 09/07

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Alunos/as da graduação e da pós-graduação.
Externo: Professores/as das redes públicas de ensino.

 

Séries de Fourier e Aplicações

Séries de Fourier e Aplicações

Objetivos do curso
Formação de alunos de graduação na ferramenta matemática “séries de Fourier”.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 36h

VAGAS: 25 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 29/04

PERÍODO DO CURSO: 29/04 a 03/07

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Alunos de Graduação de Ciências Exatas e Engenharias.
Externo: não há.

A pesquisa em políticas para Educação Infantil: desafios metodológicos

A pesquisa em políticas para Educação Infantil: desafios metodológicos

Objetivos do curso
Objetivo Geral: Ampliar o conhecimento sobre aspectos metodológicos da pesquisa em políticas para a Educação Infantil.

Objetivos Específicos:

  • • Conhecer técnicas de pesquisa no campo das ciências humanas;
  • • Reconhecer desafios presentes em pesquisas em Políticas para Educação Infantil;
  • • Produzir um projeto de pesquisa ou capítulo sobre metodologia de pesquisas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 25 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20/04 a 29/04

PERÍODO DO CURSO: 05/05 a 09/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Membros do Grupo de Pesquisa GRUPIS – Grupo de Pesquisa Infância até 10 anos.
Externo: Egressos do curso de pedagogia UFRRJ ou da Pós Graduação PPGEDUC UFRRJ.

Língua Brasileira de Sinais – Instrumental

Língua Brasileira de Sinais – Instrumental

Objetivos do curso

Divulgar e incentivar o uso da Libras

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 25 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 24/04 a 28/04

PERÍODO DO CURSO: 05/05 a 04/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Pessoas ouvintes da comunidade interna.
Externo: Pessoas ouvintes da comunidade externa

 

Teste de Software

Teste de Software

Objetivos do curso

Capacitar o discente para o uso de métodos, ambientes e ferramentas de teste de software.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h

VAGAS: 20 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 24/04 a 28/04

PERÍODO DO CURSO: 11/05 a 08/06

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Alunos de Graduação da UFRRJ/ Servidores Técnico Administrativos.
Externo: Alunos de Graduação de outras universidades.

 

Corpo, Gênero e Sexualidade na Sociedade Contemporânea

Corpo, Gênero e Sexualidade na Sociedade Contemporânea

Objetivos do curso

Discutir a constituição dos corpos em masculinos e femininos e suas relações de gênero, como essa dinâmica se complexifica com a sexualidade dos sujeitos e com seus direitos na contemporaneidade. Discutir a relação sexualidade e saúde na sociedade contemporânea. Proporcionar aos participantes um aprofundamento dos estudos sobre gênero e sexualidade e a destituição de direitos na América Latina em geral e mais especificamente no Brasil, e a crescente violência.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h

VAGAS: 70 alunos

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 24/04 a 28/04

PERÍODO DO CURSO: 05/05 a 26/05

PÚBLICO-ALVO:

Interno: Discentes do Curso de Serviço Social da UFRRJ.
Externo: Sem público externo.