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Informação completa do pesquisador


Márcia Denise Pletsch


Graduação: Educação Especial

Mestrado: Educação

Doutorado: Educação

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Setor de trabalho:

Instituto Multidisciplinar

Telefone Institucional: (21) 2667 2729

Dados Complementares

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq-nível 2.

Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). No período de 2010-14 foi a coordenadora local do Consórcio “Educação e Diversidade” do programa CAPES/FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brighman Young University nos Estados Unidos. Atualmente participa do Projeto The Cost of Opportunity: higher Education and Social Mobility in the Baixada Fluminense, uma parceria entre a UFRRJ e a Duke University/EUA. Desde 2011 atua como consultora e integrante do comitê de Ciências Humanas do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRRJ. É integrante da comissão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ desde 2010. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (2012-16).

Nos anos de 2013 a 2017 foi editora adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial e a partir de 2018 é editora chefe da Revista. Foi editora da Revista Espaço/INES (2015-16). Desde 2016 integra a equipe editorial da seção em português da Revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do Arizona/EUA e desde março de 2018 atua também como editora associada da Revista Brasileira de Educação. Atua como consultora ad hoc de mais de 20 revistas nacionais e internacionais e de instituições de fomento à pesquisa, como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE e integra o Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ. Com financiamento do Programa Observatório da Educação/CAPES, coordenou o projeto de pesquisa em rede (UFRRJ, UDESC, UNIVALI) sobre deficiência intelectual, abrangendo 11 redes de ensino. Com financiamento do CNPq e do Programa Jovem Cientista da FAPERJ, coordena projeto de pesquisa na área de múltipla deficiência.

Foi vice-diretora do Instituto Multidisciplinar/Campus da UFRRJ de Nova Iguaçu, entre 2013 e 2017. Participa de projetos de extensão sobre formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação na Baixada Fluminense. É fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ.

Principais temas de pesquisa e orientação: educação especial; políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior; processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla; práticas curriculares; formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial.

    Tags:
  • acessibilidade
  • deficiência
  • educação especial; direitos humanos
  • inclusão

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