O Jardim Botânico (JB) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) organizou uma série de eventos para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece todos os anos na primeira semana do mês de junho. A programação foi organizada por Marcelo Souza, coordenador do JB, e uma equipe de bolsistas, técnicos, voluntários e servidores terceirizados. A Semana contou com palestras, oficinas, visitas guiadas pelo local e uma feira de divulgação científica.
No primeiro dia de evento, na segunda-feira (05), aconteceu a oficina de “Papel reciclado”, organizada pelos alunos do curso de Belas Artes da UFRRJ, e a oficina de “Produção de horta com materiais recicláveis”, organizada pela equipe do PET Floresta na parte da manhã. Durante a tarde, o Jardim ficou aberto ao público para a realização de uma visita guiada com a equipe de Educação Ambiental do JB, que recebeu os alunos da Escola Municipal Luiz Leite de Brito para promover uma experiência com os cheiros e texturas das plantas.
Feira científica
Na terça-feira (06), os bolsistas do Programa de Iniciação Científica do Jardim Botânico (Proverde) apresentaram os seus projetos ao público na feira científica do JB. A programação iniciou às 10h e encerrou às 16h30. Ao longo do dia, estudantes do Centro Educacional Alfredo Prado (CEAP), CIEP 156 – Dr Albert Sabin, Colégio Estadual Presidente Dutra e da Escola Servita Regina Pacis acompanharam os vários projetos apresentados pelos bolsistas.
Nesse segundo dia de evento, os estudantes visitantes tiveram uma amostra do que é ser estudante pesquisador na Universidade. A feira foi uma oportunidade ao público de conhecer várias áreas da ciência de modo fácil e descontraído. As apresentações relacionadas ao campo da botânica, por exemplo, possibilitaram que eles entendessem que pode abranger diferentes tipos de pesquisa.
O evento permitiu que os visitantes interagissem com equipamentos de laboratório, como lupas especiais e microscópios para visualizar tanto amostras de plantas quanto de fungos. Eles ainda visitaram várias áreas do Jardim Botânico durante o percurso que fizeram ao acompanhar os projetos. Além disso, participaram de gincanas envolvendo os conhecimentos que eles adquiriram enquanto assistiam às apresentações dos projetos.
Último dia de evento
Na quarta-feira (07), no dia de encerramento da Semana do Meio Ambiente, a programação se iniciou às 10h com a palestra “O mar não está para peixes: contaminação por microplásticos e suas implicações”, ministrada por Laryssa Cordeiro (PPGBA/UFRRJ).
Já no início da tarde, às 13h, o público teve outra chance de participar da Experiência Sensorial preparada pela equipe do Jardim Botânico. Dessa vez, os alunos que visitaram faziam parte da turma do Pré-ENEM da UFRRJ, da Escola Municipal Professor Ydérzio Luiz Vianna e da Escola Municipal Professora Racy Ribeiro Morandi.
A última programação do dia começou às 15h, na oficina do “Viveiro de mudas” com a equipe do Viveiro do Jardim Botânico. O público teve a chance de realizar uma visita e conhecer as diversas plantas e mudas dentro do viveiro da universidade. Os alunos tiveram também a oportunidade de presenciar o momento em que os irrigadores automáticos foram ligados e molharam as plantas presentes ali naquele espaço.
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada todos os anos na primeira semana do mês de junho, enquanto o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 do mesmo mês. Essa semana de conscientização foi criada em 27 de maio de 1981 com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, que foi instituído pela ONU.
Texto: Thais Oliveira do Santos – estudante de jornalismo da UFRRJ
Fotos: Thaís Santos e Lara Almeida – estudantes de jornalismo da UFRRJ
Em um dia típico de primavera, o Jardim Botânico da UFRRJ foi palco do I Fórum de Juventude e Sustentabilidade … leia mais
O estudo da fauna do solo é essencial para compreensão da dinâmica ecológica dos ambientes naturais e suas interações com … leia mais
Projeto do Proverde estuda o uso de psicofármacos associados a psicologia ambiental por idosos em Instituições de Longa Permanência Com … leia mais
A 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abordou o tema “Ciência, saberes e biodiversidade: UFRRJ e sociedade em … leia mais
Talvez você já tenha visto algum exemplar das espécies da família botânica Acanthaceae. São plantas encantadoras. Lembro-me com nitidez das … leia mais
O uso de plantas pela sociedade é uma prática milenar que acompanha gerações com ensinamentos transmitidos ao redor do mundo … leia mais