Feminismos Plurais na Prática Docente para a Igualdade de Gênero

A história da participação política das mulheres na América Latina indica uma série de
motivos para a mobilização e organização das mulheres: demandas econômicas e sociais, a luta
pela democracia, a resistência às ditaduras. Na maioria das vezes, as reivindicações das
mulheres têm crescido a partir das suas preocupações imediatas, com sua própria mobilização,
muitas vezes uma resposta espontânea ao agravamento das condições. Em alguns casos,
inicialmente a organização e a participação das mulheres tem sido impulsionada por agências
externas e não pelas próprias mulheres, tais como igrejas, partidos políticos, sindicatos,
cooperativas e afins. De qualquer forma, a experiência acumulada de organização de mulheres
não só estabeleceu a legitimidade das questões das mulheres, mas deu origem a uma das
visões mais ousadas e originais da mudança social, um guia para um caminho comum de
crescimento produtivo e justiça social, dentro de uma estrutura de autêntica democracia. Para
atingir essa democracia entre os gêneros, a Teoria Feminista enxerga a educação como meio
de mobilidade social para mulheres, jovens e meninas de contextos sociais estratificados,
capilarizados pelos costumes patriarcais de conceber a mulher – ou o gênero feminino – como
um signo performático desprestigiado socialmente. Este curso visa oferecer aos cursistas –
principalmente os futuros ou já docentes – ferramentas teórico-críticas que adensem o
enfrentamento ao machismo em contextos escolares do território brasileiro. Bem como arrole
para a discussão feminista as contribuições proeminentes do feminismo negro e do
transfeminismo. No curso, dialogaremos com a feminista negra bell hooks, e a nigeriana,
também feminista, Chimamanda Ngozi Adichie; Também trataremos da tecnologia do gênero
proposta pela feminista italiana Teresa de Lauretis, em consonância com as observações de
Donna Haraway e Judith Butler.

Público (faixa etária, escolaridade): comunidade interna e externa à UFRRJ;
Escolaridade: com ensino médio completo, graduandos, graduados – de quaisquer áreas do
conhecimento – e docentes ativos e inativos da educação básica. Faixa etária: a partir de 17
anos.

Ciências Humanas
Curso Online
Período: 04/07/2022 à 31/07/2022
Vagas: 50 vagas
Carga Horária: 30 horas
Inscrição: 13/06/2022 à 22/06/2022
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